Prevenindo a insônia: após a recuperação, quais medidas podem ser tomadas para se manter dormindo bem?


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A hora de dormir, um momento de relaxamento e recuperação, se torna um verdadeiro pesadelo para que tem insônia. Por outro lado, quem procura ajuda médica e segue as medidas indicadas para o tratamento, consegue superar o problema e voltar a dormir bem. No entanto, mesmo depois da recuperação, ainda existem alguns cuidados que você deve manter na sua rotina.

 

Manter os hábitos da higiene do sono ajuda a dormir bem

 


“Manter hábitos saudáveis de vida,
boa higiene do sono e evitar se expor às causas da insônia” estão entre as medidas citadas pelo neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura para continuar tendo boas noites de sono com o fim do tratamento. “O paciente pode apresentar novamente o problema se a causa da insônia voltar”, alerta o profissional.

Segundo o médico, a higiene do sono é tão importante quanto a higiene do corpo, apesar de não ser tão valorizada quanto deveria. “São hábitos, conjunto de ações e fatores ambientais que podem ajudar a melhorar a qualidade do sono”, explica. Entre as atitudes que a compõem estão a necessidade de manter horários fixos para dormir e acordar e não usar medicamentos para dormir sem orientação médica.

 

Estresse e ansiedade podem fazer insônia voltar

 


Também é importante que você preste atenção ao ambiente escolhido para dormir. Seu quarto deve ser confortável, com temperaturas adequadas, sem ruídos e luminosidade. Evitar ficar estressado, ansioso e não levar problemas do dia a dia para a cama são outras medidas que podem te ajudar a
manter a qualidade do sono depois do tratamento da insônia.

Com a recuperação, os benefícios logo podem ser vistos. “Melhora significativa da qualidade de vida, da produtividade, do humor, da memória e da concentração. A pessoa fica mais disposta e com mais energia, além de controlar melhor várias doenças, como diabetes e hipertensão”, afirma Yonekura. Já no caso das crianças, o sucesso do tratamento da insônia pode permitir até mesmo uma melhora da curva do crescimento.

 

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

 

Foto: Shutterstock

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2 comentários para "Prevenindo a insônia: após a recuperação, quais medidas podem ser tomadas para se manter dormindo bem?"

ROSE ANE WEISS

muito bom este artigo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rose, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Abraços.

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