Tendinite: sprays anti-inflamatórios podem ajudar no tratamento?


  • +A
  • -A

A tendinite é processo inflamatório que afeta os tendões, estruturas responsáveis por movimentar nossos membros e que ajudam a manter o equilíbrio corporal. O problema pode surgir devido a traumas, sobrecargas e a processos degenerativos envolvendo os tendões. Na hora do tratamento, é possível utilizar sprays anti-inflamatórios.

Sprays anti-inflamatórios reduzem dores causadas por tendinite


“O
spray anti-inflamatório atua para auxiliar o tratamento de dores articulares e musculares e são indicados principalmente para dores musculares, tendinites, pequenos traumas e inflamações localizadas”, explica a reumatologista Fernanda Calil. O spray, ao ser aplicado no local da tendinite, auxilia a reduzir, além da dor, o inchaço e a sensação de calor sentidos na área afetada.

No entanto, é importante procurar um médico ao perceber os sintomas, não apenas para garantir que o problema se trata de um caso de tendinite, mas também para iniciar o tratamento adequado. Na consulta, o profissional fará um exame físico para avaliar a extensão dos danos e poderá pedir também uma ultrassonografia.

Aplicação de gelo e fisioterapia fazem parte do tratamento da tendinite


“O tratamento é basicamente fisioterápico, mas em casos especiais, algum tipo de imobilização pode ser necessário, além da terapia medicamentosa. Gelo e anti-inflamatórios orais ainda formam o arsenal de tratamento consagrado”, aponta o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.

Antes de praticar uma atividade física, situação que pode provocar uma tendinite, é importante prestar atenção a alguns hábitos e atitudes que podem favorecer o surgimento do problema, como a prática incorreta de um exercício, especialmente um de alto impacto.  “O tipo de calçado esportivo ou de uso diário pode, sem dúvida, ajudar no aparecimento da lesão e prejudicar o tratamento”, explica o profissional.

Dra. Fernanda Calil é reumatologista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atende em Belo Horizonte e Betim. CRM-MG: 47505

Dr. Luiz Fernando Medeiros é ortopedista graduado e especializado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e especialista em Medicina do Esporte. CRM-RJ: 52.37474-4

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tendinite: sprays anti-inflamatórios podem ajudar no tratamento?"

Jair

Exelente matéria, Tive uma lesão no tornozelo esquerdo, provocado por um entorse, já fiz fisioterapia com melhora acentuada, contudo voltou a estar inchado de manhã, e dor na perna, Tive também uma trombose na perna esquerda e estou com tratamento com dr Ney Abrantes Lucas , Como faço para resolver a sequela do entorse?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jair, o médico que está acompanhando seu tratamento poderá te orientar a respeito, marque uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.