Como os analgésicos ajudam a aliviar a dor?

  • +A
  • -A

Uma experiência sensorial e cultural que varia de indivíduo para indivíduo. É assim que o neurologista André Felício define as dores no corpo. Ao longo da história da humanidade, muitos métodos foram desenvolvidos para tentar eliminar, diminuir e controlá-las, por causa do estresse físico e emocional. Entre essas criações estão os medicamentos analgésicos.

Analgésicos dificultam envio de sinais que causam dor


“Os analgésicos normalmente são usados para dores do tipo nociceptiva e reduzem-na atuando em parte do seu mecanismo de ação, como por exemplo, na cascata de liberação das substâncias nociceptivas”, afirma o profissional. A dor nociceptiva é aquela que provoca danos em tecidos do corpo, mas não no sistema nervoso central. Já as substâncias nociceptivas mandam sinais para causar dor quando o organismo está ameaçado.

Atrapalhando a ação dessas substâncias, o indivíduo sente menos ou nenhuma dor. Muitos medicamentos analgésicos também funcionam como antitérmicos, já que segundo Felício, o aumento da temperatura corporal tem etapas que se parecem com o mecanismo da dor nociceptiva. Mas, antes de utilizá-los, é importante consultar um médico e ler a bula, já que existem contraindicações e efeitos colaterais.

Calor e frio ajudam a aliviar a dor


Além da medicação, adotar algumas medidas não farmacológicas também aliviam a dor. Calor e frio funcionam como analgésicos e anestésicos locais. Em alguns casos, posicionar uma bolsa de água quente ou fria sobre a região dolorida pode ajudar a diminuir a dor. O repouso também é fundamental, de acordo com o especialista.

Sentir dor é ‘bom’


Apesar de ser considerada desagradável para a maior parte das pessoas, a dor é um sintoma vital para a preservação do organismo, como explica o neurologista: “Vários estudos demonstram, por exemplo, a significativa menor sobrevida de pacientes com uma síndrome rara de analgesia congênita”, que causa insensibilidade a dores físicas. A dor é, portanto, um mecanismo de alerta para doenças e acidentes que podem prejudicar o organismo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. André Carvalho Felício

Dr. André Carvalho Felício

Neurologia

CRM: 109665 / SP

TAGS
dores-no-corpo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Como os analgésicos ajudam a aliviar a dor?"

benito mariano de mensonça carleial

Sou médico aqui em Belo Horizonte,mas tenho certa dificuldade na escolha de um bom relaxante músculo esqueléticopara receita aos meus clientes que se se queixam de torcicolo,lombalgia e dores articulares em geral.Gostaria de receber por e-mail algumas informações a respeito desse tema.Obrigado. Bento CRM 4132 Mg

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.