search
Título

Verdade ou mito: Todos os pacientes com infecção de H. pylori desenvolvem câncer de estômago?

H.Pylori
Sintomas

19 de outubro de 2023

O H. pylori é uma bactéria que consegue sobreviver no estômago e que, quando se reproduz de maneira excessiva, causa uma infecção que pode danificar a parede desse órgão. Entre os principais sintomas estão úlceras, dores, vômitos e fezes com sangue. Essas úlceras podem levar ao desenvolvimento de câncer de estômago, mas somente em alguns pacientes. 

Pequena parcela dos infectados tem câncer de estômago


“Apesar da alta frequência de infecção por
Helicobacter pylori na população, somente uma minoria dos indivíduos infectados desenvolverá câncer no estômago. O risco é de cerca de 1% dos infectados”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. 

As chances de ter câncer aumentam se o paciente tiver outros fatores de risco da doença. Como exemplos, a médica cita o histórico familiar de câncer gástrico, ter sangue do tipo A, ter mais de 50 anos de idade, ser do sexo masculino e ser negro. 

Algumas doenças também são consideradas fatores de risco e, somadas à infecção do H. pylori, aumentam os riscos de câncer de estômago, como tabagismo, obesidade, linfoma gástrico, gastrite atrófica autoimune, gastrite hipertrófica e infecção causada pelo vírus Epstein-Barr.

Alimentação pode dar combustível ao H. pylori


Amanda explica ainda que a alimentação também contribui para que um paciente com infecção de
H. pylori tenha câncer: “Pessoas com dieta rica em alimentos defumados e em conserva têm um risco aumentado, devido à presença de nitrato e nitrito nesses tipos de alimentos, que podem ser convertidos por bactérias, como o H. pylori, em compostos que causam câncer de estômago”.

Por outro lado, segundo a gastroenterologista, comer frutas e verduras frescas parece diminuir o risco da doença. Vale lembrar também da importância de fazer o tratamento contra a infecção da bactéria, evitando os sintomas e os danos que levam ao câncer. A abordagem mais indicada é o uso de antibióticos prescritos por um profissional. 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A bactéria H. pylori pode ser transmitida por meio de comidas contaminadas?

A transmissão da bactéria H. pylori se dá por meio da saliva, água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Geralmente, isso ocorre em locais onde o saneamento básico é deficiente e os cuidados com higiene pessoal e dos alimentos são insuficientes. “A contaminação do H. pylori ainda não é totalmente conhecida, mas sabe-se que a principal forma de […]

Artigos
Quando o tratamento das úlceras estomacais deve envolver cirurgias?

Existem casos em que o tecido estomacal fica mais vulnerável ao ácido gástrico e aos sucos digestivos responsáveis pela digestão dos alimentos. Como consequência, formam-se feridas nas paredes que revestem e protegem o estômago, conhecidas como úlceras estomacais. Indigestão, sensação de queimação, dores e vômitos são alguns dos sintomas do problema. Veja quando o tratamento das […]

Artigos
Por que a úlcera dói principalmente quando o estômago está vazio?

A úlcera gástrica, que atinge estômago, consiste em feridas relevantes nesses órgãos, comprometendo sua integridade e provocando dores importantes. Este sintoma característico do quadro pode ser intensificado por alguns fatores externos, como por meio da ingestão de determinados alimentos e pelo fato do estômago estar vazio. Úlcera estomacal e alimentação “Umas das explicações para a associação entre […]

Converse com um dos nossos atendentes