O aumento da expectativa de vida registrado no Brasil e no mundo nos últimos anos é consequência do avanço do conhecimento sobre o tratamento de doenças, além de uma maior conscientização sobre a necessidade da prevenção e do acompanhamento médico desde a infância até à velhice.
A população brasileira é representada por um número cada vez maior de idosos. Isso chama atenção para a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Apenas assim será possível fazer com que o aumento na expectativa de vida seja acompanhado por uma melhor qualidade de vida.
Exercícios, alimentação e hábitos saudáveis
Existem diversos cuidados com o corpo que devem ser tomados ao longo da vida, a fim de garantir a disposição e o preparo físico na terceira idade. “Manter hábitos saudáveis na vida cotidiana que passam por aspectos nutricionais, evitando-se o sobrepeso. Deve-se resistir à ingestão exagerada de álcool, tabagismo e outras drogas que levam a muitos problemas e à dependência física”, destaca o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.
O também ortopedista Lucio Nakada, acredita que para se manter bem na terceira idade é fundamental manter o corpo sempre em movimento: “A recomendação mais importante é nunca deixar de praticar exercícios físicos e sempre procurar o médico para checkups preventivos.” Atividades físicas ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças, como a osteoporose, diabetes e hipertensão.
Saúde e felicidade andam lado a lado
A disposição e a saúde física na terceira idade também são consequências dos cuidados com as questões psicológicas. “Atividades sociais e pessoais que levam ao bem-estar mental certamente ajudam a ter uma velhice mais saudável e feliz”, afirma Dr. Paulo Roberto. Portanto, a recomendação é não se isolar dentro de casa, mas sim manter contato com familiares e fazer grupos de amigos.