search
Título

Usar o cotonete com frequência pode prejudicar os ouvidos? Por quê?

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

19 de outubro de 2023

Muitas pessoas ao sentirem a menor coceira no ouvido recorrem imediatamente aos cotonetes, acreditando que eles sejam a solução mais eficaz para o incômodo. O alívio pode até vir em um primeiro momento, mas a realidade é que a prática traz riscos reais à saúde, de modo que o efeito esperado acaba sendo o oposto.   

Problemas causados pelo uso do cotonete


A utilização das hastes flexíveis com pontas de algodão tende a empurrar o cerume (termo médico referente à cera de ouvido) na direção do tímpano, obstruindo assim o canal auditivo externo. Isso piora a audição ao em vez de melhorar. “Movimentos bruscos na introdução das hastes no canal auditivo podem provocar ferimentos na pele, sangramento ou até a perfuração do tímpano”, informa a otorrinolaringologista Aracy Balbani.

Além disso, se as hastes forem guardadas de modo inadequado, com a embalagem aberta ou exposta ao calor e à umidade, junto à pia do banheiro, por exemplo, há a possibilidade do algodão ficar contaminado com fungos e bactérias. “Dessa forma, ao ser introduzido nos ouvidos poderá causar micoses e infecções da pele, a chamada otite externa”.

Uso correto do cotonete


A forma correta de usar o cotonete é realizando movimentos suaves, os quais devem ser empregados na higienização das pálpebras, narinas e cicatriz umbilical (umbigo). Também servem para secar os espaços entre os dedos dos pés após o banho, aplicar e remover a maquiagem facial e o esmalte de unhas. “No caso da higiene corporal de bebês e crianças, as hastes devem ser manuseadas somente por adultos”.

Há ainda casos em que o algodão se desprende da haste flexível e fica retido no canal auditivo, porém estes são mais raros. “Geralmente ocorrem quando se tira parte do algodão para afinar a ponta. Surge, então, a necessidade da pessoa ser atendida pelo otorrino no pronto-socorro para remover o pedaço de algodão do ouvido com segurança”. Para evitar o especialista nestas circunstâncias, vale visitá-lo para remover o cerume. Assim os cotonetes são dispensados, bem como seus efeitos.  
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes