search
Título

Unha encravada: conheça os principais métodos de tratamento

Uncategorized

Por

A unha encravada é provocada pelo crescimento de parte da unha em direção à pele, ocasionando dor e inflamação no local.

Para avaliação e tratamento desta condição, se faz essencial buscar por um profissional qualificado, pois somente esse profissional, com base em seus conhecimentos, poderá determinar o grau de encravamento da unha e então indicar o tipo de tratamento mais adequado.

Casos mais leves de encravamento, por exemplo, normalmente são tratados a partir de métodos mais conservadores, em que a unha encravada não é removida, e sim apenas afastada da pele inflamada.  Para que este afastamento ocorra, o profissional pode optar por introduzir uma pequena quantidade de algodão estéril entre a unha que está encravada e a pele que está inflamada ou utilizar órteses que são presas à unha com a finalidade de levantar a parte que está encravada.

Já casos moderados ou graves de encravamento, geralmente são tratados com métodos cirúrgicos realizados pelo médico. Nesses casos, o profissional pode optar por remover apenas a parte da unha que está encravada (cantoplastia) ou também remover sua raiz (matricectomia), sendo que com esta última técnica, a parte da unha que estava encravada geralmente não volta a crescer.

Além dos métodos citados acima, ainda existe a fenolização. Um método minimamente invasivo que visa destruir e remodelar a unha encravada por meio da aplicação do ácido fenol à 88%.

Visto que a unha encravada pode desencadear complicações, como infecções e carne esponjosa, por exemplo, evite tratá-la por conta própria.

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes