AchèAchè
search
Título

Um paciente com esquizofrenia pode morar sozinho e longe da família?

Esquizofrenia
Sintomas

A sinusite é uma doença inflamatória dos seios da face (redor do nariz, maçãs do rosto e olhos) que pode ser causada por infecção viral ou bacteriana. Sua origem pode até mesmo vir de um processo alérgico. Diz-se que a sinusite é aguda quando seus sintomas prevalecem por menos de 12 semanas. Quando o quadro se mantém por um período maior do que esse, a sinusite é crônica.

Sinais da sinusite

Os principais sintomas da sinusite são pressão ou dor facial, redução ou perda do olfato, , garganta inflamada, dificuldade para respirar pelo nariz, náusea, fadiga, irritabilidade, mau hálito e tosse (pior à noite). “As sinusites não apresentam complicações com frequência, entretanto, dor de cabeça excessiva e alterações visuais devem chamar a atenção para possíveis complicações”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Tratamento para sinusite

“Um bom modo de se evitar a sinusite é cuidar bem do nariz. Limpeza com solução fisiológica, utilizar umidificador no quarto durante o período seco, evitar contato com alérgenos, como poeira e mofo, ou com agentes irritantes, como fumaça e produtos de limpeza, são algumas práticas recomendadas”, explica Garchet.

O médico ressalta que o tratamento indicado quando a doença já está instalada depende muito da causa, então por isso a avaliação médica para um diagnóstico preciso é fundamental. Mesmo assim, o tratamento da sinusite é feito, em geral, com alguns remédios, tais como sprays nasais, antigripais e antibióticos orais.

Em relação aos antibióticos, especificamente, o otorrinolaringologista chama atenção para o fato de que muitas pessoas o utilizam em excesso, o que não seria aconselhável. “Nota-se um uso excessivo de antibióticos, pois as pessoas acreditam que toda sinusite deve ser tratada dessa forma. Contudo, na verdade menos de 10% delas necessitam de antibióticos”, conclui.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
esquizofrenia
perigos da esquizofrenia
riscos da esquizofrenia
viver sozinho
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Ouvir vozes é, necessariamente, um sintoma da esquizofrenia?

Ouvir vozes é um sintoma que pode fazer parte de um quadro de esquizofrenia, mas não é exclusividade deste transtorno. Outros problemas, sejam perturbações mentais ou não, podem cursar com essa percepção. É importante destacar que os pacientes que ouvem vozes acreditam que aquilo de fato é real, o que se difere do pensamento intrusivo. […]

Artigos
Esquizofrenia é hereditário? O que fazer caso exista casos na família?

Um dos principais sinais que indicam o desenvolvimento da esquizofrenia é o aparecimento de sintomas psicóticos, como alucinações auditivas e visuais. É comum ver pessoas ou animais que não existem, ouvir vozes e ruídos que ninguém mais consegue ouvir e até ter a sensação de estar sendo monitorado o tempo inteiro. Nestes quadros, o fator genético […]

Artigos
Mania de perseguição é um sintoma da esquizofrenia?

Como a esquizofrenia consiste em sintomas como alucinações e delírios, é possível que um paciente venha a ter algo parecido com a mania de perseguição, acreditando que há alguém atrás dele quando, na verdade, isso não ocorre. Todavia, de acordo com a psiquiatra Ana Cláudia Ducati, a mania de perseguição por si só não se […]

Converse com um dos nossos atendentes