search
Título

Um paciente com Alzheimer avançado precisa ser monitorado constantemente?

Sintomas
Transtornos

Pacientes com Alzheimer avançado precisam ser monitorados constantemente, pois nesta fase da doença a autonomia é praticamente inexistente. Existe a necessidade de um acompanhante em tempo integral para ajudá-lo a fazer todas as suas necessidades, seja um familiar ou um profissional com experiência nos cuidados de pessoas com essa condição.

“Em quadros de Alzheimer avançado há perda total de autonomia, o que leva o paciente à dependência de cuidados intensivos e monitoramento permanentes. Esse contexto apresenta potenciais riscos para o paciente e desgastes para família e cuidadores. Por isso, é necessário um acompanhamento profissional especializado a cada 3 ou 4 meses, em média, para promover melhora da qualidade de vida de todos os envolvidos, com otimização da funcionalidade e grau máximo de conforto”, aponta a geriatra Aline Bandeira.

Sintomas e prejuízos do Alzheimer em estágio avançado

Segundo a médica, aproximadamente 21% dos portadores de Alzheimer encontram-se na fase grave da doença, caracterizada, principalmente, por prejuízo gravíssimo da memória, incluindo dificuldade acentuada na recuperação de informações antigas, como reconhecimento de pessoas e locais conhecidos, o que resulta até mesmo em limitações para se orientar e locomover dentro de casa.

Inúmeras complicações podem ocorrer nessa fase, segundo a especialista, caso não haja monitoramento constante. “Podemos citar: quedas, pela piora do controle motor com um consequente maior risco para fraturas; imobilidade com deformidades permanentes; infecção urinária; desnutrição; lesões cutâneas por pressão (antigamente denominadas escaras); e alterações comportamentais que podem colocar em risco a integridade física do paciente e de terceiros”.

Cuidados necessários com os pacientes com Alzheimer avançado

Conforme indica a geriatra, cuidadores de pacientes com Alzheimer avançado precisam ter atenção em uma série de coisas, como por exemplo: seguir com rigor doses e horários das medicações prescritas; comunicar ao médico responsável alterações ou reações não esperadas para possíveis ajustes; e valorizar as  emoções do paciente, pois, mesmo em fases avançadas, a capacidade de transmitir e perceber emoções está frequentemente mantida, fenômeno conhecido como preservação afetiva.

Newsletter
Tags
alzheimer
perda de memória
sintomas de alzheimer
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Doença de Alzheimer: Quais sintomas podem ser aliviados pela ação dos medicamentos?

O tratamento atual do Doença de Alzheimer não permite curar a doença. Entretanto, os avanços da medicina têm dado mais qualidade de vida aos pacientes, inclusive na fase grave. O objetivo do tratamento com medicações é aliviar os sintomas existentes, de modo a estabilizar ou retardar a progressão da perda da memória, proporcionando mais independência nas atividades do […]

Artigos
Alzheimer avançado: Como fica o processo cognitivo de um paciente nessa fase da doença?

O paciente com a doença de Alzheimer vai perdendo partes da sua cognição progressivamente até chegar à fase avançada, quando os sintomas já são bastante intensos. A memória é o ponto mais afetado e, nas fases avançadas da doença, pode estar tão danificada que o paciente passa a nem se reconhecer ao olhar no espelho. “A última […]

Artigos
Alzheimer: Quais são os primeiros sintomas? Como é o tratamento? Saiba tudo sobre a doença!

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que afeta diversas funções cognitivas, de modo que elas vão se perdendo progressivamente. Ainda sem causa devidamente estabelecida, ele afeta mais comumente pessoas na terceira idade, mas há casos em que os sintomas aparecem mais cedo. A evolução do quadro implica em mudanças drásticas na vida do paciente, que […]

Converse com um dos nossos atendentes