search
    Título

    Tossir muito pode causar danos às vias aéreas?

    Asma e Bronquite
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dr. Mauro Gomes

    10 de fevereiro de 2017

    O ato de tossir é um reflexo de defesa do corpo para eliminar elementos que irritam o sistema respiratório. Mas, seja aguda ou crônica, a tosse também é sintoma de inúmeras doenças que vão desde gripes e resfriados até problemas mais graves de saúde, como câncer e tuberculose.

    Tosse excessiva pode causar rouquidão

    Quando a tosse dura semanas, é preciso tratá-la, já que ela pode trazer problemas à saúde do corpo. “A tosse persistente pode acarretar complicações em longo prazo às cordas vocais, como a rouquidão, além de cansaço muscular do diafragma e dos músculos do tórax”, explica o pneumologista Mauro Gomes.

    Em casos extremos, as consequências podem ser ainda piores. É possível ocorrer broncoespasmo, desconforto respiratório, além de fraturas de costelas, perfuração da traqueia, dos brônquios e dos pulmões, levando a complicações sérias e que colocam a vida em risco, como pneumotórax e pneumomediastino.

    Por causa desses perigos, é fundamental procurar atendimento médico quando a tosse persistir por mais de três semanas. De acordo com o profissional, não existe tratamento específico para a tosse, mas sim para a doença que está por trás do problema. “É importante realizar uma consulta para investigar as causas da tosse. Afastar-se dos fatores conhecidos que causam alergia é o melhor e mais eficaz método de prevenção”, afirma o médico.

    Medidas caseiras para tratar a tosse podem piorar a saúde

    O especialista alerta ainda para o risco de utilizar medidas caseiras para o alívio da tosse: “Muitas pessoas usam xaropes feitos com mel ou preparações com leite. Mas, caso a tosse seja causada pelo refluxo gastroesofágico, essas medidas podem agravar o problema”. Xaropes vendidos sem receita médica podem provocar efeitos colaterais nos sistemas nervoso e cardiovascular, mesmo aliviando a tosse.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    respiração
    tosse
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes