AchèAchè
search
Título

Tosse seca e constante: quais são os motivos para esse problema?

Asma e Bronquite

Por

19 de outubro de 2023

A tosse é um mecanismo criado pelo corpo para expulsar micro-organismos e qualquer outra substância que esteja incomodando as vias respiratórias e que seja considerado um intruso. Porém, por mais que a tosse esteja presente na vida de todas as pessoas e seja encarada de forma banal, ela nem sempre deve ser considerada normal.

Tosse presente há mais de três semanas deve ser investigada


A tosse seca com duração de até três semanas, chamada de tosse aguda, tem como principais causas a presença de vírus, como o da gripe e do resfriado, nas vias aéreas superiores ou um quadro de sinusite aguda. “Já a tosse seca e que persiste por mais de três semanas tem a asma, a tuberculose, a sinusite crônica, os quadros alérgicos e até mesmo a doença do refluxo gastroesofágico como principais desencadeantes”, explica a pneumologista Nilva Pelegrino.

Segundo a especialista, a tosse pode surgir ainda como manifestação de outros graves problemas de saúde. No caso da tosse aguda, alguns quadros chamam a atenção, como a coqueluche, uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório e, principalmente nas crianças, pode evoluir para um sério distúrbio respiratório.

Tosse crônica em fumantes pode ser sinal de câncer


Existe ainda a possibilidade da tosse aguda ser sintoma de viroses que podem causar edemas de laringe, rouquidão e desconforto respiratório. Por outro lado, quando o paciente sofre com tosse crônica, principalmente os fumantes, a atenção maior se dá pela possibilidade de câncer de pulmão, de laringe ou de esôfago.

Para eliminar qualquer dúvida, é fundamental investigar o sintoma. “O quadro de tosse tem que ser sempre muito bem avaliado por um médico especialista. É necessário que se descubra a causa da tosse. Alguns medicamentos são bons para aliviar o incômodo, mas o tratamento ideal é combater o que causou a tosse”, recomenda a profissional.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes