Quem busca ganhar peso certamente já se deparou com o universo dos suplementos alimentares. Eles podem ajudar no ganho de massa corporal em caso de alto gasto energético, metabolismo acelerado ou condições de saúde antecedentes. Mas como saber o que, de fato, funciona e o que é mito?
Para o médico especialista em nutrologia e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Durval Ribas Filho, dietas extremas, alimentos milagrosos e promessas de resultados rápidos devem levantar o sinal de alerta. Outras práticas, como recorrer a uma dieta gordurosa e treinar excessivamente, também são desencorajadas pelo especialista.
Para que o ganho de peso seja saudável e estável, existem estratégias eficazes baseadas em evidências científicas. O médico lista os fatores determinantes para quem deseja engordar:
- Excedente calórico (quando o corpo consome mais energia do que gasta);
- Aumento da ingestão de proteínas;
- Treinamento de resistência;
- Refeições frequentes;
- Escolha de alimentos densos em nutrientes e foco em micronutrientes;
- E, por fim, a suplementação.
Quando recorrer aos suplementos?
A suplementação para ganho de peso pode ser uma estratégia eficaz, no entanto, sua utilização deve ser cuidadosamente analisada com base nas necessidades individuais e objetivos pessoais.
Para garantir a abordagem correta, a orientação de um profissional especializado é fundamental. Veja abaixo os principais cenários em que a suplementação pode ser indicada:
Déficit calórico persistente
Quando o organismo consome mais calorias do que ingere, o uso de suplementos hipercalóricos pode ser uma solução. Esses suplementos, que combinam carboidratos, proteínas e gorduras, são especialmente úteis para pessoas com alto gasto energético, como atletas de alta performance.
Magreza ou desnutrição
Em casos de desnutrição severa, é comum a recomendação de fórmulas nutricionais balanceadas. Suplementos poliméricos, que fornecem tanto macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) quanto micronutrientes (vitaminas e minerais), ou suplementos hipercalóricos, podem ser indicados para acelerar o ganho de peso.
Aumento da massa muscular
Para quem busca aumentar a massa muscular, suplementos como whey protein, caseína, creatina, dextrose e maltodextrina são frequentemente utilizados. Aminoácidos essenciais também podem otimizar os resultados.
Dietas vegetarianas e veganas
Pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas também podem precisar de suplementação específica, especialmente em relação às proteínas e aminoácidos essenciais, como os BCAAs. Além disso, vitaminas e minerais, como vitamina B12, ferro e cálcio, devem ser monitorados por meio de exames bioquímicos.
Por fim, o médico detalha que pessoas que sofrem com outras condições clínicas como transtornos ou doenças que restringem o ganho de peso também podem fazer uso de suplementos com indicação médica. “O acompanhamento contínuo é essencial para garantir a eficácia e segurança do tratamento”, explica.
Hábitos que favorecem o ganho de peso
Ganhar peso de maneira saudável requer a adoção de hábitos que priorizem o aumento de massa magra e o equilíbrio nutricional, evitando o acúmulo excessivo de gordura ou impactos negativos à saúde.
O médico recomenda manter um superávit calórico controlado, priorizar a qualidade nutricional e adotar uma rotina alimentar consistente.
Além disso, garantir um sono de qualidade, hidratar-se adequadamente e controlar o estresse podem contribuir com o aumento de peso saudável.



