A intolerância à lactose pode gerar diversos desconfortos no dia a dia de quem convive com ela. Porém, muitas vezes, ela acaba sendo deixada de lado por não darmos atenção aos sinais que ela oferece. De acordo com a nutricionista Natalia Gomes Pimenta, cerca de 70% da população mundial apresenta algum grau de intolerância à lactose. Por isso, desde os primeiros sinais é importante investigar. Ainda assim, sabemos que esse número, em sua totalidade, não chega a procurar ajuda especializada.
Mas quais características e desconfortos criam essa necessidade? Conversamos com profissionais da área para entender melhor. Confira!
Porque a intolerância à lactose acontece?
Antes de mais nada, é fundamental entender como a intolerância à lactose acontece em nosso organismo. Esse é o primeiro passo também para compreendermos os desconfortos que ela causa e a necessidade de ajuda do especialista para retomar a liberdade alimentar.
“A intolerância à lactose, basicamente, é uma condição fisiológica em que o organismo, com o passar do tempo, reduz a produção desta enzima”, afirma o Dr. Edir Porto, gastroenterologista. Já a nutricionista Natalia, completa: “quando não conseguimos degradar a lactose, o corpo reage com diversos desconfortos gastrointestinais”.
Os efeitos acontecem após a ingestão de leite ou derivados, como queijos, doces e outros. Afinal, a lactase é a enzima que degrada a lactose presente nos alimentos e, quando não a temos o suficiente, apresentamos sintomas.
Veja como a suplementação de enzima lactase pode ajudar o intolerante a ter uma rotina mais livre.
Especialistas apontam sinais e desconfortos da síndrome
“Os sintomas mais comuns são náuseas, dores abdominais, diarreia, gases e desconforto. Em alguns casos, diversos intolerantes podem apresentar apenas desconforto abdominal, sem diarreia, e, por isso, é importante observar se há sintomas frequentes ao consumir alimentos com lactose”, explica Natalia.
De acordo com o Dr. Edir, porém, é preciso entender que a intensidade e os desconfortos em si dependerão da qualidade de lactose ingerida.
Outra questão que deve ser observada é o tempo de aparecimento dos desconfortos. Eles podem surgir em minutos ou horas após a ingestão do alimento. Outros sintomas podem ser inchaço abdominal, indigestão e refluxo.
Ainda não sabe se você deve desconfiar de intolerância à lactose? Antes de agendar a sua consulta, você pode realizar o teste presente no site. Mas não esqueça: o diagnóstico e a melhor conduta para o seu caso deverão ser orientados por um especialista.