AchèAchè
search
Título

Seis dicas de alimentação para quem tem asma

Asma e Bronquite
Sintomas

Por Dr. Adalberto Sperb Rubin

19 de outubro de 2023

Alimentação equilibrada ajuda a saúde de qualquer pessoa. Para quem sofre de asma, fazer refeições balanceadas ajuda na redução do número de crises. Para amenizar os sintomas da dificuldade respiratória, o pneumologista Dr. Adalberto Sperb Rubin apresenta 6 dicas importantes para uma alimentação mais saudável.

  1. Importância das frutas

Frutas são benéficas à saúde, e para o asmático não é muito diferente. Vale ressaltar que não existem evidências científicas de que o hábito de consumir frutas possa impactar diretamente no controle da asma, mas a ingestão de alimentos saudáveis sempre ajuda o organismo.

  1. Brócolis: alimento importante para asma?

Brócolis é conhecido como um dos vegetais mais ricos em nutrientes, como o cálcio que previne a osteoporose. No entanto, não existe comprovação científica que ajude no controle da asma. Mas uma alimentação equilibrada e adequada só traz benefícios para a saúde humana, e verduras e legumes nutritivos, como o brócolis, fazem parte de uma dieta adequada.

  1. Alimentos não recomendados

Evitar alimentos gordurosos e a ingestão frequente de doces, pois podem ser cruciais para acumular doenças na velhice. No caso da asma, é importante eliminar aqueles que individualmente causam alergias em particular. Para isso, é recomendável consultar um médico para saber qual o seu tipo de asma e, portanto, identificar os alimentos prejudiciais para sua saúde.

  1. Obesidade: previna-se!

A obesidade é uma doença que leva a complicações metabólicas e cardiovasculares, e, por ter componentes inflamatórios, pode representar um imenso risco para asmáticos. Crianças com peso elevado sofrem crises de asma com frequência e são propensas a se tornarem adultos com sérios problemas respiratórios. Portanto, o sobrepeso é prejudicial para quem tem asma e deve ser tratado com urgência.

  1. Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados contêm elementos químicos, que podem agravar quadros de inflamações. Dê preferência a comidas caseiras, frutas, verduras e legumes, priorizando sempre o natural em vez do artificial.

  1. Sal em excesso não faz bem

O tempero em excesso pode causar problemas de pressão e cardiovasculares. É preciso tomar cuidado com o acúmulo de sódio, muitas vezes existentes em salgados como pães, bolachas e molhos. Essa recomendação serve para qualquer pessoa, não só quem tem asma!

Artigo respondido e supervisionado pelo Dr. Adalberto Sperb Rubin

Dr. Adalberto Sperb Rubin é Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre e Vice-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS. CRM 15842

Newsletter
Tags
alimentação
asma
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Asma: qual alimentação pode ou não pode ser consumida?

A asma é uma doença inflamatória crônica, onde ocorre o estreitamento e inchaço das vias respiratórias, além de produção excessiva de muco, dificultando a respiração. As principais causas são pólen, pelos de animais domésticos, poluição do ar, fumaça de cigarro, mudança de temperatura, vírus, estresse, entre outros. Orientações Nutricionais Alguns estudos sugerem que uma alimentação […]

Artigos
Asma: veja dicas para evitar crises com a chegada do clima mais frio

Quem tem asma precisa ter uma rotina de cuidados com a saúde bastante rigorosa o ano inteiro, mas é durante o inverno que essa doença respiratória precisa de maior atenção. O paciente que não se cuidar pode sofrer com sucessivas crises asmáticas ao longo dessa estação. Em geral, a pessoa pode sentir falta de ar, […]

Artigos
Como saber se a falta de ar é causada pela asma ou outra doença respiratória?

A falta de ar é um dos principais sintomas de doenças respiratórias, como a asma. Contudo, este incômodo pode ser provocado por outras causas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, as principais causas para a falta de ar são: doença pulmonar, doença cardíaca, anemia e baixo condicionamento físico. Diagnóstico de doenças […]

Converse com um dos nossos atendentes