AchèAchè
search
Título

Saiba porque silimarina auxilia na redução de gordura no fígado

Gordura no Fígado
Sintomas

Por Dr. Eduardo Usuy Junior

19 de outubro de 2023

O uso de medicamentos com silimarina é uma das opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar o acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como esteatose hepática. Por mais que em muitos casos o problema não represente perigo, em outros podem ocorrer complicações: segundo o Ministério da Saúde, quando a quantidade de gordura ultrapassa 5%, é preciso iniciar o tratamento o quanto antes.

Silimarina para gordura no fígado

A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado.
A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções:

  • antioxidante
  • antifibrótica
  • anti-inflamatória

“O tratamento com essa substância é considerado complexo, tendo em vista que necessita de uma abordagem multidisciplinar e contínua, com médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física”, explica o gastroenterologista Eduardo Usuy Jr. 
Segundo o especialista, após uma avaliação detalhada, a intervenção individualizada deverá ser direcionada para perda de peso e estilo de vida saudável. Portanto, apenas o uso da silimarina não será suficiente para resolver a questão. Deve-se ter em mente que obesidade/sobrepeso são fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.   
“A doença gordurosa hepática pode evoluir para hepatite e cirrose hepática, por isso é importante que o tratamento médico seja iniciado precocemente a fim de evitar a progressão da doença. Quanto ao tratamento com silimarina, vale informar que esta é extraída de uma planta, Silybum marianum, também conhecida como cardo mariano”, informa o médico.

Hábitos para controlar o acúmulo de gordura no fígado

Dentre os hábitos saudáveis que devem ser adotados pelo paciente com acúmulo de gordura no fígado, destaca-se a dieta alimentar. No entanto, existem ainda outras medidas importantes: também é indicada a prática regular de atividades físicas, como forma de controlar o sobrepeso e de melhorar as funções do organismo no geral. Isso ajuda a frear a progressão da inflamação e o surgimento de doenças como cirrose e câncer de fígado.

Newsletter
Tags
gordura no fígado
silimarina
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dieta para gordura no fígado: especialistas contam o que comer e o que evitar para tratar a doença!

Descobriu que está com esteatose hepática depois de uma bateria de exames? Então, agora, é bem provável que você tenha que fazer uma dieta para gordura no fígado. Essa doença – que provoca o acúmulo de gordura no fígado – requer uma mudança de hábitos bastante rigorosa e um dos pilares do tratamento bem-sucedido é […]

Artigos
Como é feito o diagnóstico de gordura no fígado?

O diagnóstico de acúmulo de gordura no fígado pode vir de exames de rotina, exames realizados por outro motivo ou exames feitos por quem tem fatores de risco. Ou seja, quem tem obesidade, diabetes, dislipidemia, consome bebidas alcoólicas frequentemente, e procura um médico para avaliar o fígado, pode acabar descobrindo a esteatose hepática em uma […]

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Converse com um dos nossos atendentes