AchèAchè
    search
    Título

    Saiba porque silimarina auxilia na redução de gordura no fígado

    Gordura no Fígado
    Sintomas

    Por Dr. Eduardo Usuy Junior

    1 de junho de 2021

    O uso de medicamentos com silimarina é uma das opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar o acúmulo de gordura no fígado, também conhecido como esteatose hepática. Por mais que em muitos casos o problema não represente perigo, em outros podem ocorrer complicações: segundo o Ministério da Saúde, quando a quantidade de gordura ultrapassa 5%, é preciso iniciar o tratamento o quanto antes.

    Silimarina para gordura no fígado

    A silimarina é usada como auxílio para tratamento de doenças hepáticas, como por exemplo a gordura no fígado.

    A silimarina age na redução da gordura do fígado por conta de suas funções:

    • antioxidante
    • antifibrótica
    • anti-inflamatória

    “O tratamento com essa substância é considerado complexo, tendo em vista que necessita de uma abordagem multidisciplinar e contínua, com médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física”, explica o gastroenterologista Eduardo Usuy Jr. 

    Segundo o especialista, após uma avaliação detalhada, a intervenção individualizada deverá ser direcionada para perda de peso e estilo de vida saudável. Portanto, apenas o uso da silimarina não será suficiente para resolver a questão. Deve-se ter em mente que obesidade/sobrepeso são fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.   

    “A doença gordurosa hepática pode evoluir para hepatite e cirrose hepática, por isso é importante que o tratamento médico seja iniciado precocemente a fim de evitar a progressão da doença. Quanto ao tratamento com silimarina, vale informar que esta é extraída de uma planta, Silybum marianum, também conhecida como cardo mariano”, informa o médico.

    Hábitos para controlar o acúmulo de gordura no fígado

    Dentre os hábitos saudáveis que devem ser adotados pelo paciente com acúmulo de gordura no fígado, destaca-se a dieta alimentar. No entanto, existem ainda outras medidas importantes: também é indicada a prática regular de atividades físicas, como forma de controlar o sobrepeso e de melhorar as funções do organismo no geral. Isso ajuda a frear a progressão da inflamação e o surgimento de doenças como cirrose e câncer de fígado.

    Tags
    gordura no fígado
    silimarina
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes