search
    Título

    Remédios contra osteoporose podem ser usados de forma preventiva?

    Uncategorized

    Por

    A osteoporose é um dos principais problemas ósseos da atualidade e vem despertando cada vez mais a atenção de autoridades médicas brasileiras por causa do aumento da população idosa no país. A doença surge por diversos fatores, mas é parte do envelhecimento natural do corpo e atinge principalmente as mulheres depois da menopausa.
    A preocupação com a doença alerta para a necessidade de acompanhamento médico. A osteoporose costuma ser silenciosa, sem causar dor ou sintomas, somente apresentando evidências de sua presença quando um osso é fraturado. Nesse sentido, a prevenção é fundamental para evitar que o problema surja e gere diversas complicações para o organismo.

    Como agem os medicamentos contra osteoporose


    “Os medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose podem ser consumidos de forma preventiva em pacientes que fazem uso prolongado de corticosteroides e que tenham massa óssea diminuída, desde que haja indicação médica”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

    Existem diversos tipos de medicamentos que atuam contra a osteoporose. Alguns deles têm como foco a diminuição da reabsorção óssea. Ou seja, eles procuram impedir que ocorra a destruição do osso. Já outros estimulam a formação óssea e alguns combinam as duas formas de ação. Todos eles apresentam um objetivo em comum: melhorar a resistência do esqueleto.

    Outras formas de prevenção


    Além do uso de medicamentos, existem ainda outras formas de prevenção contra a osteoporose. “Sabe-se hoje da importância da ingestão adequada de cálcio e vitamina D, além da prática de exercícios físicos regulares e de uma vida saudável”, explica o médico. É importante também se expor com segurança à luz solar para que o cálcio seja fixado no osso.

     

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes