AchèAchè
search
Título

Recomendações para familiares e amigos de um idoso em isolamento

Idosos

19 de outubro de 2023

A saúde dos idosos é um ponto de grande preocupação diante desta pandemia. Isso acontece pela alta taxa de mortalidade encontrada a partir dos adultos com 50 anos, chegando aos 15, 20 % naqueles acima de 80 anos.

Uma das principais razões desta população ser considerada a mais vulnerável neste momento, é por conta de seu sistema imunológico. Diferente do que ocorre entre os jovens, os idosos enfrentam uma resposta mais frágil aos fatores externos. Assim, mesmo que um idoso tenha se recuperado de um adoecimento, seu organismo pode sofrer alterações crônicas. O segundo fator é a presença de várias doenças simultâneas, o que o deixa mais suscetível ao desenvolvimento de um quadro severo.

Portanto, ficar em casa não é um exagero e sim uma medida primordial de preservação da vida. Contudo, uma vez que permanecer restrito de interações sociais pode ser prejudicial para a saúde psíquica de qualquer pessoa, todo cuidado é pouco para proteger aqueles que já trabalharam tanto pelo país e carregam consigo nossa memória coletiva, por meio de suas histórias de vida.

Caso você conheça alguma pessoa mais velha em isolamento, não deixe de interagir: 

– Ligue e o encoraje a ligar também. Mostre-se interessado e disponível para falar.

– Mobilize pessoas próximas ao em torno para lhe oferecer companhia, conforto e apoio, mesmo que à distância (podem, por exemplo, telefonar ou escrever). Pode constituir uma fonte fundamental de bem-estar sentir que há pessoas que se preocupam, que estão próximas e que estão disponíveis para o ajudar ao longo do dia.

– Torne disponíveis e acessíveis meios de comunicação e tecnologias que possam facilitar a manutenção do contato social dessa pessoa e de seus amigos e familiares (por exemplo, videochamadas).

-Reforce as manifestações verbais de afeto. Mostre que o ama e que é amado.

-Uma vez que o idoso pode ter mais dificuldade em adormecer, procure ligar-lhe e tranquilizá-lo nessa altura ou proporcionar-lhe atividades calmas.

-Monitorize o estado de saúde e de bem-estar dele com mais frequência – uma a duas vezes por dia.

 -Esteja atento a sintomas de doença. Mesmo sintomas habituais, podem ter, nesta situação um significado diferente. Em caso de dúvida ou alterações às condições de saúde habituais busque auxílio do profissional de saúde de referência.

 -Garanta que o idoso esteja tomando a medicação prescrita para problemas de saúde já existentes.

 – Proponha uma festa ou encontro virtual para colocarem os assuntos em dia, relembrar acontecimentos e conversar sobre demais amigos e familiares.

– Garanta que ele pratique alguma atividade física (caminhe pela casa, levante-se várias vezes ao dia, realize exercícios simples de alongamento) e tem uma alimentação equilibrada.

– Sugira-lhe atividades que o possam manter interessado.

 – Se possível, de à ele uma tarefa ou responsabilidade que o faça sentir-se útil.

 – Mantenha-se informado. Recolha informação que o possa ajudar a determinar com exatidão os riscos que corre, de modo a poder tomar as precauções razoáveis.

 – Proteja-se a si próprio e tire tempo para cuidar de si. Faça pausas, fale com amigos e familiares e peça ajuda se sentir que precisa dela.

 Pensando que o processo de envelhecimento da população pode ser considerado como uma das conquistas sociais mais importantes do século XX. Vamos ser o acalento para estas pessoas e mostrar que não estão sozinhas. Seguimos todos juntos nesta contribuição. 

Referências Bibliográficas

Ordem dos Psicólogos. Como lidar com uma situação de isolamento se for um cidadão idoso ou familiar. Portugal. 2020.

Newsletter
Tags
geriatra
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que são as fraturas por compressão? Saiba mais sobre essa possível consequência da osteoporose!

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as fraturas ósseas decorrentes da osteoporose afetam pelo menos 30% da pessoas com mais de 60 anos. Elas são uma das principais complicações da doença e podem comprometer a movimentação e a qualidade de vida dos pacientes, principalmente dos idosos. Entre as lesões mais comuns estão […]

Artigos
Doença de Alzheimer: Além do geriatra, que outros especialistas podem ajudar no tratamento?

A doença de Alzheimer é um distúrbio que afeta os idosos e que, se não for tratado, tende a avançar e a prejudicar cada vez mais a memória e outros aspectos cognitivos do paciente. O geriatra é o médico mais indicado para conduzir o tratamento da doença, mas existem outros especialistas que podem contribuir para dar mais qualidade de vida […]

Artigos
Qual médico é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é bastante conhecida por causar problemas na memória, especialmente na memória recente, mas, com a progressão do quadro, também prejudica a comunicação e o humor dos idosos, o principal grupo afetado pelo transtorno. Procurar um médico para iniciar o tratamento da doença é a melhor forma de retardar seu avanço e controlar seus sintomas. Geriatras […]

Converse com um dos nossos atendentes