AchèAchè
search
Título

Receita sem lactose: sorvete de manga

Intolerância à lactose
Sintomas

19 de outubro de 2023

O verão é uma época em que algumas doenças características se manifestam. O herpes é uma delas. Nos dias mais quentes, pessoas que convivem com herpes genital ou labial podem sofrer com as crises e o desconforto trazido por elas. Por isso, a equipe do Cuidados pela Vida conversou com a dermatologista Cristiane Simões, que deu as principais recomendações e dicas para conviver com a doença nessa época do ano. Confira! 

Mudanças bruscas de temperatura provocam crises

 

Não é mito: a maioria de nós de fato convive com o vírus do herpes. “Estudos mostram que em torno de 93% da população tem de modo latente o vírus do ”, explica Dra. Cristiane. “No entanto, a manifestação mais comum da doença, as lesões labiais e periorais, acometem uma parcela muito menor devido a fatores de imunidade, genética e fatores ambientais predisponentes”, continua a médica. 
De acordo com a dermatologista, um dos gatilhos ambientais que podem desencadear a manifestação do vírus é o clima do verão. “Dentre estes numerosos fatores que podem causar a manifestação da doença na pele, está a exposição solar, devido à incidência de raios UV, além de mudanças bruscas de temperatura. Estes dois fatores explicam a maior incidência das lesões durante esta época do ano”, revela Dra. Cristiane.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Protetor solar no verão é indispensável para quem tem herpes

 

As condições do verão de fato são muito incômodas para quem tem herpes, mas a especialista diz que é possível evitar os desconfortos com cuidados simples: “Conhecimento sobre a própria saúde e sobre o manejo das doenças a que se está predisposto são os dois maiores segredos para evitar doenças e controlar sintomas a que estejamos mais suscetíveis”.
“No caso dos portadores do vírus do herpes, os maiores cuidados são evitar exposição direta ao sol, se proteger do sol por meios físicos (chapéus, bonés) e químicos (protetor solar com reaplicação a cada 2 horas) e controlar dieta alimentar e do sono para evitar picos de estresse, que desencadeiam o surgimento das lesões”, explica a dermatologista.
Ainda assim, se ocorrer a crise, Dra. Cristiane recomenda que o dermatologista seja procurado com urgência “para que, além de receber o melhor cuidado neste momento de crise, também possa ser informado sobre o tratamento capaz de evitar novas recidivas da doença”. O tratamento do herpes, de acordo com a especialista, é feito com pomadas antivirais e medicação oral.  

Quer saber se o herpes tem cura? Confira nossa matéria sobre o assunto!

Foto: Freepik

Newsletter
Tags
receita
sem lactose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Receita sem lactose: bolo de iogurte sem lactose

Seja em um lanche da tarde ou mesmo no café da manhã, independente da idade, um bolinho é sempre uma boa pedida. Porém, para as pessoas que convivem com a intolerância à lactose, gostar do prato pode ser um problema. Afinal, normalmente ele leva leite ou derivados em sua composição. Dessa forma, o ideal é […]

Artigos
Receita sem lactose: bolo de laranja democrático

O bolo de laranja é uma das opções mais agradáveis para diversas ocasiões. Além de delicioso, agrada muitos paladares. Porém, aqueles que convivem com restrições, como os intolerantes à lactose, acabam tendo que reduzir o consumo do prato para evitar desconfortos. Pensando nisso, trouxemos uma receita sem lactose que reinventa esse clássico dos cafés da […]

Artigos
Receita sem lactose: chocotone e panetone para o intolerante

Com a chegada das festas de fim de ano, as comidas típicas são ainda mais procuradas. O chocotone e o panetone são alguns dos itens que se destacam nas ceias, sendo amados por muitos. Porém, para o intolerante à lactose, se deliciar com eles pode ser um problema. Para evitar os desconfortos comuns da condição […]

Converse com um dos nossos atendentes