AchèAchè
    search
    Título

    Quem abandona o tratamento para osteoporose volta a perder massa óssea?

    Uncategorized

    Por

    O tratamento para osteoporose tem como objetivo frear a degradação dos ossos e até mesmo estimular a produção do material que faz parte de sua composição, conhecido como massa óssea. No entanto, como a osteoporose é uma doença crônica, ela precisa de tratamento para o resto da vida. Abandoná-lo pode fazer o paciente voltar a perder massa óssea. 

    Paciente pode perder massa óssea depois de 6 meses sem medicação


    “O tempo para haver a perda de massa óssea depende do tratamento proposto. Com a classe de medicação mais amplamente utilizada, leva-se em torno de 6 meses a 1 ano para começar a perder massa óssea, pois são medicamentos de depósito nos ossos”, afirma a geriatra Thaísa Segura. 

    Segundo a médica, como nem sempre o paciente consegue ganhar massa óssea, uma das principais metas do tratamento é reduzir o risco de fraturas. “Muitas vezes, conseguimos apenas que o paciente pare de perder massa óssea. Por isso, é extremamente necessário fazer o uso correto das medicações e não parar o uso por conta própria”, recomenda a especialista. 

    Parar o tratamento da osteoporose aumenta risco de fraturas


    Caso o paciente realmente escolha interromper o tratamento e permaneça durante esse tempo sem as medicações, é importante ficar atento ao risco de fraturas ósseas, que volta a crescer,
    ameaçando a qualidade de vida do idoso com osteoporose. As partes do corpo em que as fraturas são mais comuns são os quadris, a coluna e os punhos. 

    Além do uso dos medicamentos indicados pelo especialista, existem outras medidas fundamentais para o sucesso do tratamento. Praticar exercícios físicos, por exemplo, ajuda a fortalecer os músculos, que acabam protegendo os ossos de impactos e reduzindo o risco de fraturas. A suplementação de cálcio e de vitamina D também pode ser indicada. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes