search
Título

Quem abandona o tratamento para osteoporose volta a perder massa óssea?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

10 de abril de 2023

O tratamento para osteoporose tem como objetivo frear a degradação dos ossos e até mesmo estimular a produção do material que faz parte de sua composição, conhecido como massa óssea. No entanto, como a osteoporose é uma doença crônica, ela precisa de tratamento para o resto da vida. Abandoná-lo pode fazer o paciente voltar a perder massa óssea.

Paciente pode perder massa óssea depois de 6 meses sem medicação

“O tempo para haver a perda de massa óssea depende do tratamento proposto. Com a classe de medicação mais amplamente utilizada, leva-se em torno de 6 meses a 1 ano para começar a perder massa óssea, pois são medicamentos de depósito nos ossos”, afirma a geriatra Thaísa Segura.

Segundo a médica, como nem sempre o paciente consegue ganhar massa óssea, uma das principais metas do tratamento é reduzir o risco de fraturas. “Muitas vezes, conseguimos apenas que o paciente pare de perder massa óssea. Por isso, é extremamente necessário fazer o uso correto das medicações e não parar o uso por conta própria”, recomenda a especialista.

Parar o tratamento da osteoporose aumenta risco de fraturas

Caso o paciente realmente escolha interromper o tratamento e permaneça durante esse tempo sem as medicações, é importante ficar atento ao risco de fraturas ósseas, que volta a crescer, ameaçando a qualidade de vida do idoso com osteoporose. As partes do corpo em que as fraturas são mais comuns são os quadris, a coluna e os punhos.

Além do uso dos medicamentos indicados pelo especialista, existem outras medidas fundamentais para o sucesso do tratamento. Praticar exercícios físicos, por exemplo, ajuda a fortalecer os músculos, que acabam protegendo os ossos de impactos e reduzindo o risco de fraturas. A suplementação de cálcio e de vitamina D também pode ser indicada.

Newsletter
Tags
fraturas
massa óssea
ossos
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quem tem osteopenia já corre riscos maiores de fraturas?

A osteopenia não é uma doença, como muitas pessoas podem pensar. Na verdade, trata-se de uma condição pré-clínica que indica uma perda da densidade óssea e que pode levar à osteoporose. É um quadro assintomático e os primeiros sinais surgem apenas quando os ossos já estão gravemente comprometidos e a osteoporose já está instalada. Quem tem osteopenia já […]

Artigos
Osteoporose: O dano causado aos ossos é irreversível?

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos, porosos e suscetíveis a fraturas. Trata-se de uma condição metabólica em que a formação de novas células ósseas diminui ou se torna menor que a destruição dessas mesmas células, interrompendo, dessa forma, o ciclo de renovação do tecido ósseo, que aos poucos vai se desgastando. Será […]

Artigos
Como pacientes com osteoporose podem reforçar os cuidados para evitar acidentes domésticos durante a quarentena?

A osteoporose é uma condição que atinge o tecido ósseo do corpo, deixando os ossos fracos e suscetíveis a quebras. De acordo com um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença é a principal causa de fraturas na população acima dos 50 anos de idade. É comum que traumas e fraturas aconteçam durante […]

Converse com um dos nossos atendentes