Existem tantas especialidades médicas que, às vezes, é difícil para um paciente saber a qual delas recorrer ao sentir uma dor ou desconfiar de alguma doença. Por outro lado, essa especialização é fundamental para dar conta da complexidade do corpo humano. Mas, e o clínico geral? Você sabe o que ele faz e quando procurá-lo?
Entenda o que faz um clínico geral
Esse profissional é um médico generalista, que cuida do paciente de maneira integrada, em vez de segmentá-lo como normalmente fazem os médicos especialistas. Ricardo Matias de Carvalho é clínico geral e defende que todas as pessoas com mais de 12 anos devem ter um clínico geral de confiança para se consultar, estando doentes ou não. “É muito importante ter um médico que te acompanhe e te oriente pelo maior tempo possível, construindo seu histórico clínico com o máximo de informações de sua saúde”, afirma o profissional.
Ricardo acredita que fazer consultas com um clínico geral durante pouco tempo é ruim e prejudica a relação com o paciente. “Para mim, a relação deveria ser quase um casamento: Até que a morte os separe”, brinca o médico.
Antes de procurar um especialista, recorra a um clínico geral
Carvalho diz que o clínico geral deve ser quase sempre o primeiro médico a ser procurado pelo paciente. “Um bom clínico geral, com uma boa experiência profissional, pode ser capaz de diagnosticar e tratar mais de 80% dos problemas de saúde”, explica.
Quando ele não puder indicar o tratamento, ele poderá avaliar a gravidade e indicar o melhor especialista para atender o paciente. Outras situações que, segundo o médico, estão fora de seu alcance são cirurgias de médio ou grande porte. Eles apenas estão habilitados a realizar pequenos procedimentos, como suturas, drenagens e extrações de unha.
Foto: Shutterstock