search
    Título

    Qualidade de Vida – Dicas para ter uma vida saudável

    Longevidade

    Por

    O que é qualidade de vida?

    Segundo a organização Mundial da saúde qualidade de vida é “a percepção de um indivíduo sobre seu lugar na vida dentro do contexto da cultura e sistemas de valores em que vive e em relação a seus objetivos, expetativas, padrões e inquietações”. Isso inclui o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, bem como as relações sociais, como família e amigos, bem como saúde, educação, moradia, saneamento básico e outras condições de vida.

    Como a saúde e a qualidade de vida estão relacionadas?

    Não há como falarmos de qualidade de vida sem entendermos a relação existente entre ela e a Saúde. De maneira resumida, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Mesmo a saúde sendo um dos nossos atributos mais preciosos, grande parte das pessoas prioriza a saúde somente quando esta se encontra ameaçada e os sintomas de doenças são evidentes.

    É importante termos em mente que a saúde é um fator extremamente relevante para que tenhamos qualidade de vida, ela influencia positivamente nos demais fatores, pois quando um indivíduo é saudável nos âmbitos físicos e psicológico, há maior disposição e interesse na busca do equilíbrio entre os outros fatores que abrangem a qualidade de vida. Nesse contexto, devemos ressaltar que a falta e cuidados com a saúde e presença de doenças afeta negativamente a qualidade de vida, trazendo problemas e dificuldades nos aspectos das relações pessoais, profissionais e sociais.

    Como aumentar a qualidade de vida?

    Quando se trata de saúde, nossas escolhas do dia-a-dia influenciam diretamente no surgimento de doenças e bem estar geral. Estamos constantemente sob influência do ambiente em que vivemos, questões culturais e crenças pessoais, pensando nisso temos que adotar hábitos que irão minimizar os riscos de doenças e aumentar a expectativa de vida, como também apresentará reflexos na saúde emocional, com uma incrível sensação de bem-estar. Temos abaixo algumas dicas de hábitos para ter mais qualidade de vida:

    – Realize atividades físicas: praticar uma atividade física regular te proporcionará benefícios físicos e psicológicos, colocará seu corpo em movimento aumentando sua vitalidade, força e equilíbrio. Pode ser caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer musculação, praticar yoga, pilates ou outra atividade física que lhe dê prazer e não haja nenhuma restrição médica.

    – Faça alongamentos ao longo do dia: a prática de alongamentos na sua rotina diária ou antes de se exercitar contribui para o aumento da sua flexibilidade e para a redução dos riscos de lesões, além de proporcionar a disposição de que você precisa para enfrentar a sua rotina e atividades do dia-a-dia.

    – Durma bem: para o nosso corpo ter uma reposição de energia satisfatória precisamos de uma ótima noite de sono e para isso é necessário manter algumas rotinas antes de dormir. À noite, prefira uma programação mais calma na TV, coma alimentos leves, tome chá quente para ajudar no relaxamento do corpo, evite telas de celular e computador pelo menos 1 horas antes de dormir, utilize pijamas e lençóis confortáveis. Ainda que sejam recomendadas, em média, 8 horas de sono por dia, vale destacar que cada pessoa tem a sua necessidade individual, identifique a sua necessidade de acordo com o seu estilo de vida.

    – Cuidado com o sol: busque as horas mais frescas do dia e evite exposição prolongada ao sol, use sempre protetor solar nas áreas expostas ao sol, óculos escuros e roupas claras, chapéu ou boné para proteger-se.

    – Beba bastante água: tenha o costume de se manter hidratado. A água impulsiona as funções do nosso corpo facilitando a digestão, ativa a circulação sanguínea, regula a temperatura do corpo, garante o funcionamento dos rins, previne prisão de ventre entre outros benefícios.

    Como ter qualidade de vida no trabalho?

    O trabalho ocupa uma parte importante da vida da maioria das pessoas, que passam uma grande parte de suas vidas dentro das empresas, se dedicando e vendendo o seu tempo de trabalho. Pensando nisso, têm-se falado muito sobre a qualidade de vida no trabalho, que é um tema que tem hoje grande relevância no mundo corporativo. Cada vez mais as pessoas tem buscado isso nos locais de trabalho visando maior sinergia entre a vida profissional e pessoal, além de deixar o ambiente de trabalho mais leve e dinâmico e, consequentemente, mais produtivo. Temos algumas dicas importantes que irão te ajudar a trazer mais qualidade de vida no trabalho:

    – Crie uma rotina: manter a organização para executar as atividades diárias contribui para otimizar o tempo e priorizar o que realmente é necessário. Uma agenda, física ou eletrônica, pode ajudar nessa tarefa. Então, anote o que precisa fazer, reuniões previstas e outros compromissos.

    – Defina metas e objetivos: tenha em vista as prioridades do dia, assim você aplicará sua energia e tempo para as atividades que precisam ser entregues com maior urgência e com isso sua produtividade será maior.

    – Evite conflitos desnecessários: no ambiente de trabalho convivemos com pessoas de diversas personalidades e é natural que em algum momento haja divergências de ideias. Nessa situação o ideal é entender que cada pessoa possui sua forma de pensar e o caminho mais assertivo é sempre optar por uma discussão com apresentação de argumentos para chegar a um consenso, sempre mantendo o respeito pela individualidade de cada um.

    – Imponha limites: mesmo possuindo a capacidade de realizar diversas tarefas distintas e ter muitas responsabilidades no trabalho, é necessário saber quando precisamos expor que estamos no nosso limite, evitando assim a sobrecarga física e fadiga mental devido ao acúmulo de atividades.

    – Evite fofocas: fofocas nunca foram e jamais serão úteis em nenhum sentido. Infelizmente, existem muitas conversas nos corredores das empresas que nada agregam ao trabalho e, além disso, apenas difama um colaborador ou até alguém de cargo mais elevado. Não é fácil e rápido criar um ambiente organizacional harmônico e positivo, mas com pequenas ações no dia-a-dia, essa tarefa se torna menos complicada.

    – Trabalhe em equipe: quando trabalhamos em sinergia com os nossos colegas de trabalho desenvolvemos o nosso lado cooperativo, criamos laços com os demais, trabalhamos a confiança entre o time e o ambiente de trabalho se torna mais leve e agradável.

    A importância da alimentação na qualidade de vida

    É difícil termos uma definição única de alimentação ideal, já que cada pessoa tem necessidades específicas e deve preencher isso através da sua alimentação, principalmente. Quando falamos de alimentação não podemos deixar de citar os alimentos ricos em antioxidantes, que protegem as células e o material genético da oxidação, processo que ocorre naturalmente no organismo devido à produção de radicais livres, podendo ser agravado por excesso de medicamentos, alimentação inadequada, tabagismo, alto consumo de bebidas alcóolicas e exposição solar e a poluentes ambientais.

    Abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em antioxidantes que proporcionam diversos benefícios para o nosso corpo:

    – Laranja, limão, goiaba e acerola: ricos em vitamina C, que é um potente antioxidante devido a sua alta capacidade de capturar e neutralizar os radicais livres nos tecidos.

    – Azeite de oliva, abacate e nozes: ricos em vitamina E, importante vitamina que ajuda a regular o colesterol, melhorar saúde da pele e cabelos, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

    – Cenoura, abóbora e mamão: ricos em Betacaroteno, atua no combate dos radicais livres e estimula o sistema imunológico.

    – Tomate, melancia e pitanga: ricos em Licopeno, que protege moléculas de lipídios, lipoproteínas de baixa densidade, proteínas e DNA contra o ataque dos radicais livres, tendo um papel essencial na proteção contra doenças.

    – Mirtilo, uva roxa e cacau: ricos em Resveratrol, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e tem função cardioprotetora por meio da inibição da oxidação do LDL – o colesterol ruim – além de aumentar a vasodilatação, diminuindo a pressão arterial.

    – Açaí, repolho roxo e jabuticaba: ricos em Antocianina, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

    É importante ressaltar que além da escolha correta dos alimentos, algumas atitudes como dedicar um tempo específico à realização das refeições, sentar-se à mesa para se alimentar, comer devagar e mastigar bem, auxiliam na digestão e aumentam a saciedade, evitando que se coma de forma exagerada.

    FONTES

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html

    https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/o-que-significa-ter-saude

    https://bvsms.saude.gov.br/qualidade-de-vida-em-cinco-passos/

    https://www.centraldasaude.com.br/blog/6-habitos-saudaveis-sao-fundamentais-para-manter-qualidade-de-vida/

    https://www.conceitozen.com.br/habitos-que-garantem-a-qualidade-de-vida.html

    https://vidasaudavel.einstein.br/exercicios-de-alongamento/

    https://www.knowsolution.com.br/6-dicas-para-melhorar-sua-qualidade-de-vida-no-trabalho/

    https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/qualidade-vida-trabalho/

    https://longevidadesaudavel.com.br/alimentos-ricos-em-licopeno-qual-sua-importancia/#

    https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/afinal-o-que-e-o-resveratrol-

    https://blog.nutrify.com.br/antocianinas-onde-encontrar-beneficios

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes