search
Título

Qual médico é indicado para o tratamento da doença de Alzheimer?

Sintomas
Transtornos

Por Dr. Leandro Minozzo

25 de abril de 2023

A doença de Alzheimer é bastante conhecida por causar problemas na memória, especialmente na memória recente, mas, com a progressão do quadro, também prejudica a comunicação e o humor dos idosos, o principal grupo afetado pelo transtorno. Procurar um médico para iniciar o tratamento da doença é a melhor forma de retardar seu avanço e controlar seus sintomas.

Geriatras são os médicos que mais têm contato com a doença de Alzheimer

Leandro Minozzo é geriatra e é apaixonado por sua área de atuação. Diz que é suspeito para falar, mas acredita que os geriatras são os melhores profissionais para o tratamento da doença de Alzheimer. “Acho que o geriatra é um especialista muito competente para tratar o paciente e sua família. Digo isso porque os pacientes apresentam muitas outras doenças ao mesmo tempo“, afirma.

No entanto, o tratamento da doença de Alzheimer não é restrito à Geriatria. De acordo com Minozzo, psiquiatras que se dedicam ao estudo dos idosos e neurologistas, que estudam o cérebro humano, também são especialidades indicadas. O médico espera que os avanços na Medicina brasileira permitam que, daqui alguns anos, muitos clínicos gerais também saibam como tratar a doença.

Neurologistas e psiquiatras podem diagnosticar doença de Alzheimer

Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo. “Parece algo simples, porém temos quase 800 mil idosos brasileiros com demência e sem o diagnóstico. Já imaginou ter demência e não ser tratado de forma coerente, adaptada? Isso é uma baita violência sistêmica contra essas pessoas”, alerta o geriatra.

Já durante os cuidados com o idoso doente, é fundamental que o médico conheça os recursos disponíveis para o tratamento do paciente e receba colaboração de outros especialistas, devido à complexidade da doença de Alzheimer. Psicólogos, nutrólogos, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros são apenas alguns profissionais importantes para frear o transtorno.

Newsletter
Tags
alzheimer
geriatra
neurologista
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Doença de Alzheimer: Além do geriatra, que outros especialistas podem ajudar no tratamento?

A doença de Alzheimer é um distúrbio que afeta os idosos e que, se não for tratado, tende a avançar e a prejudicar cada vez mais a memória e outros aspectos cognitivos do paciente. O geriatra é o médico mais indicado para conduzir o tratamento da doença, mas existem outros especialistas que podem contribuir para dar mais qualidade de vida […]

Artigos
O idoso com doença de Alzheimer costuma falar muito sobre o passado?

A doença de Alzheimer tem como principal sintoma a perda de memória recente. Por isso que em muitas ocasiões os pacientes esquecem o conteúdo que acabaram de absorver. Por outro lado, as memórias antigas tendem a se manter preservadas por mais tempo. Isso acontece devido à forma como a doença afeta, em geral, o cérebro dos pacientes. Falta […]

Artigos
Por que a doença de Alzheimer pode causar agressividade e irritação?

A maioria das pessoas conhece a doença de Alzheimer pela perda progressiva da memória, que é o principal sintoma do quadro. Porém, este não é o único dano causado no cérebro. O paciente também apresenta outras manifestações, como a agressividade e a irritação. Todos esses sintomas surgem em função das alterações cerebrais que decorrem da doença de […]

Converse com um dos nossos atendentes