A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos, principalmente porque garante a absorção do cálcio pelo organismo. O cálcio é o nutriente mais importante para toda a estrutura óssea, então é vital que haja um consumo adequado de ambos em conjunto para que a saúde dos ossos seja mantida em dia.  
“A vitamina D é fundamental no metabolismo e manutenção óssea, através de ações diversas. Apenas a alimentação não supre as necessidade de vitamina D do corpo. Sem o banho de sol frequente e adequado ou a suplementação, os níveis ficarão abaixo do recomendado”, afirma a nutricionista Carla Cotta. 
Suplementação é indicada quando exposição solar é insuficiente
Idealmente, a vitamina D deve ser obtida com o banho de sol, o que resulta em sua conversão na pele. Alguns alimentos são fonte, tais como, manteiga, óleo de bacalhau, sardinhas, salmão, atum fresco, leite, dentre outros. “Há diversos tipos de suplementos disponíveis no mercado, sendo que os mais indicados são os que fracionam as dosagens diárias ideais”, afirma a nutricionista.
Os suplementos são indicados, geralmente, quando o indivíduo não consegue em sua rotina se expor suficientemente ao sol. Sem contar com a ajuda dos raios solares, o paciente fica apenas com as duas opções restantes para obter a vitamina e apenas uma delas não é suficiente para suprir as demandas do organismo. 
Riscos em manter os níveis de vitamina D baixos
Quando os níveis de vitamina D no organismo estão baixos, o paciente corre riscos de curto e longo prazo. “Pode haver má mineralização óssea e, consequentemente, fraturas, fraqueza muscular, osteopenia ou osteoporose precoce e sintomas ou doenças associadas à própria deficiência de vitamina D”, completa Carla.
Foto: Shutterstock



