search
Título

Quais são os fatores que podem influenciar na sensibilidade da pele?

Uncategorized

Por

Pele sensível, também conhecida como intolerante, é uma realidade na vida de muitas pessoas. Lidar com essa condição não costuma ser fácil devido às irritações e aos cuidados que devem ser tomados. Mas quais são os fatores que colaboram para essa sensibilidade? Vamos saber agora!

A pele sensível

As principais características de uma pele sensível podem ser facilmente notadas em qualquer trauma mínimo, como, por exemplo, sangramentos, descamações e o aparecimento de hematomas.

E são muitos fatores que podem influenciar na sensibilidade do maior órgão do corpo humano. Eles podem ser ambientais (coceira ou queimação causada pelas condições climáticas), vasculares e até mesmo hereditários ou ligados a doenças. “Podem ser hereditários quando vemos aquelas peles fininhas, quase transparentes, em geral em pacientes mais claros. Existem também diversas doenças que deixam a pele sensível, entre elas o lúpus, que é uma doença autoimune e muitas outras como as genéticas e endócrinas”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Dos fatores citados acima, o médico destaca o dano causado pelo sol, que é considerado o “mais agressivo”, o que reforça a importância do uso correto de filtros solares. “Mas não podemos deixar de lado o vento e até o frio”, lembra Drummond.

É bom cuidar…

Todo cuidado é pouco para uma pele sensível. Segundo o profissional, que pertence a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), além da aplicação do filtro solar, é preciso também lembrar de fazer uso de sabonetes suaves, hidratantes leves e de tecidos de preferência de algodão.

Caso tais medidas não sejam tomadas por imprudência do paciente, os efeitos podem ser muito desagradáveis: “As consequências são infecções, sangramento e envelhecimento precoce”, exemplifica Murilo.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes