search
Título

Quais são os fatores que levam ao aparecimento das manchas no rosto? Uma dermatologista tira suas dúvidas

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

14 de novembro de 2023

Manchas no rosto costumam ser uma das reclamações mais comuns no consultório de um dermatologista. Segundo a especialista na área Lilia Guadanhim, o sol é a principal causa do problema. “O melasma é o tipo mais comum. Trata-se de manchas acastanhadas de aspecto rendilhado que aparecem principalmente nas maçãs do rosto, mas podem atingir toda a face”, explica.

Além dos raios solares, hormônios também influenciam no aparecimento de manchinhas no rosto.”O uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez podem deflagrar e/ou agravar o quadro, mas o sol é o principal culpado!”, esclarece a dermatologista. “Outros tipos de manchas incluem as melanoses solares, as queratoses seborreicas, queratoses actínicas, entre outros”.

Use protetor solar para prevenir as manchas no rosto

O primeiro passo para evitar manchas no rosto é o uso frequente e regular do protetor solar. O produto tem o objetivo de proteger a pele da incidência de radiação solar, reduzindo seus efeitos nocivos através de reflexão, dispersão e absorção. “Muitos pacientes acham que o protetor solar deve ser usado apenas na praia, mas esse conceito é totalmente errado!”, alerta Lilia. “O filtro solar deve ser usado diariamente, com FPS (fator de proteção solar) mínimo 30, com proteção contra raios UVA e UVB. Além disso, recomenda-se a proteção física, com uso de chapéus, bonés e óculos escuros”.

Quando você estiver em um situação de exposição solar intensa, o protetor deve ser reaplicado a cada 2 ou 3 horas e uma dica é aumentar o fator da proteção (FPS). “O  uso de protetores solares com cor também é um ótimo aliado na prevenção de manchas, uma vez que aumentam a proteção contra a luz visível”, acrescenta.

Manchas no rosto também podem indicar câncer de pele

De acordo com Lilia, algumas manchas no rosto podem indicar lesões pré-malignas, como as queratoses actínicas, que são manchas vermelhas bem delimitadas e muitas vezes ásperas. “Podem sim ser sinal de câncer de pele se houver alguma lesão de surgimento recente, que sangra, que aumentou de tamanho ou apresenta relevo. Sempre procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia”, aconselha a médica. “O câncer de pele pode se manifestar de várias formas, desde manchas vermelhas, castanhas ou enegrecidas, feridas que não cicatrizam, pápulas (lesões sobrelevadas) cor da pele, vermelha ou enegrecida”, alerta a expert.

Qual o tratamento adequado para as manchas no rosto?

O tratamento adequado depende de cada paciente. O diagnóstico correto será feito pelo dermatologista, que vai avaliar uma série de fatores, como tipo de pele, idade e perfil de vida. “Quer iniciar o tratamento de manchas imediatamente? Todos os tratamentos de pele começam com o uso regular de filtro solar! Lembra aquela campanha? ‘Se eu pudesse dar só uma dica para o futuro seria esta: use filtro solar!’”, finaliza a médica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais cosméticos devem ser evitados por quem tem pele sensível?

A hipersensibilidade é uma condição que pode acometer todos os tipos de pele, de oleosas a secas, aumentando a fragilidade e a propensão a irritabilidade e alergias. Para reconhecê-la, é fácil: ao menor contato com um agressor externo, a pele sensível tende a apresentar manchas e vermelhidão, além de coceira e irritação. Porém, dá para […]

Artigos
Como aliviar as dores causadas por leves queimaduras?

Ao cozinhar ou ao passar roupas, é importante tomar cuidado para evitar que o ferro ou as panelas encostem na pele e provoquem queimaduras leves. Se não der para prevenir as lesões, é importante remover qualquer acessório e roupa apertada, em primeiro lugar. Depois, é possível aliviar as dores das queimaduras adotando algumas medidas simples. […]

Artigos
Por que picada de inseto pode deixar a pele vermelha e irritada?

Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido. O problema surge quando o indivíduo é mais sensível às picadas. […]

Converse com um dos nossos atendentes