search
Título

Quais são os efeitos do estresse no organismo?

Cardiovascular
Cuidados e Bem-estar
Sintomas

Por Dr. José Eduardo Martinelli

18 de abril de 2023

O estresse influencia na manifestação de diversos problemas no organismo, tanto na parte mental quanto física. O acúmulo dele ao longo da vida contribui para a manifestação de doenças e transtornos sérios, como depressão, hipertensão, ansiedade, infarto, dentre outros. Por isso, é importante evitar ao máximo situações estressantes, o que é difícil na rotina agitada, mas que pode ser feito seguindo um estilo de vida mais saudável.

Problemas físicos e mentais causados pelo estresse

“O estresse provoca muitas coisas no organismo. Não só problemas de saúde física, mas também de saúde mental, como ansiedade, irritabilidade e até mesmo depressão. Há, portanto, um esgotamento, uma fadiga mental e física, o que compromete vários órgãos. O coração é um deles, assim como o aparelho digestivo (gerando gastrite nervosa e úlcera nervosa, por exemplo)”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

Segundo o especialista, a síndrome de burnout é um transtorno psicológico muito associado ao estresse. Ela acomete pessoas que lidam com público e que vivem constantemente em tensão pelo trabalho que desenvolvem. “Vemos muito isso em bancários, policiais, médicos que trabalham em pronto socorro ou UTI. Essa síndrome exige que o paciente se afaste do trabalho, inclusive”, afirma o médico.

O estresse pode causar ainda falta de apetite. Em um quadro depressivo associado ao estresse, por exemplo, você pode ter ganho de peso por alimentação compulsiva ou perda de peso por não querer comer. “O estresse do dia a dia, especialmente no trabalho, também pode fazer com que você se alimente mal, provocando posteriormente falta de vitaminas e cansaço físico”, explica Martinelli.

Consumo de vitaminas ajuda a combater o estresse

Uma das maneiras de combater o estresse é apostar no consumo de vitaminas, tendo em vista que várias delas atenuam seus efeitos no organismo. Alguns exemplos de destaque são a vitamina C, as vitaminas do complexo B (B1, B12) e a vitamina E. “A vitamina B12, por exemplo, está associada também à perda de memória. A falta desta vitamina resulta neste problema”, conclui o geriatra.

Newsletter
Tags
ansiedade
depressão
estresse
organismo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Irritabilidade pode ser um sintoma de ansiedade?

A irritabilidade, classificada como uma baixa tolerância a incômodos e em reações exageradas a estímulos, pode ser um dos sintomas da ansiedade. Um quadro de ansiedade é classificado de diferentes formas, dependendo dos sintomas envolvidos e da intensidade dos mesmos. Em alguns casos, a ansiedade surge como uma resposta normal do organismo a algum estímulo, mas […]

Artigos
Dores de cabeça, estômago e tensões no corpo: conheça os sinais físicos de depressão que vão além da tristeza

A depressão é considerada uma das doenças mentais mais comuns da atualidade. No mundo todo, mais de 350 milhões de pessoas enfrentam o problema, que ainda é visto com certo preconceito social e muitas vezes é percebido apenas como tristeza, uma emoção importante, inócua e passageira. Você sabia que ela pode se manifestar fisicamente em uma série […]

Artigos
A depressão tem solução?

A depressão é um transtorno mental caracterizado por alterações de humor, tristeza, falta de esperança, irritação, distúrbios do sono, alterações de apetite e incapacidade de sentir prazer. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas de todas as idades sofram com esse transtorno no mundo. Classificada como a principal causa de incapacidade no mundo, a depressão […]

Converse com um dos nossos atendentes