search
Título

Quais são as viroses mais comuns na infância?

Prevenção
Saúde Infantil

19 de outubro de 2023

A anemia é um problema de saúde muito conhecido, em especial a anemia infantil. De acordo com o Ministério da Saúde, até os 5 anos de idade, as crianças constituem o grupo de maior risco para deficiências de micronutrientes, como o ferro e a vitamina A, se tornando mais suscetíveis à anemia. A criança anêmica pode ter sérios impactos na sua imunidade e isso precisa ser acompanhado de perto. Para elucidar melhor as dúvidas sobre esse assunto, convidamos a pediatra Fabiane Durão. Confira!

O que é e quais os sintomas da anemia infantil?


De acordo com a pediatra, “anemia é, basicamente, quando há um número baixo de hemácias
(glóbulos vermelhos) no sangue. Isso pode ter várias causas”. Ela também possui subtipos: há a anemia ferropriva, falciforme, hemolítica e talassemia, por exemplo. “Os principais sintomas são: fraqueza, palidez, pouca fome, prostração, palpitação e aumento da frequência respiratória”, relata Dra. Fabiane. 

Conheça o Cuidados Pela Vida

Criança com anemia tem problemas de imunidade?

 

 

“A anemia afeta a imunidade porque diminui a quantidade de oxigênio que corre pelo corpo e já que as hemácias são responsáveis por esse papel e estão em menor quantidade na anemia, o corpo fica ainda mais debilitado. Além disso, o ferro é comprovadamente um fator importante para manutenção da imunidade. Uma das causas da anemia são baixos níveis de ferro, o que contribui para uma queda na imunidade”, esclarece a especialista.
Com a anemia, é comum que a criança fique mais propensa a adquirir outras doenças infecciosas, já que o sistema imunológico é afetado. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico já nos primeiros sinais. “Para tratar a anemia, primeiro precisamos saber qual a sua causa. A anemia ferropriva (deficiência de ferro) é a mais comum. Para isso, usamos ferro via oral ou, às vezes, intramuscular ou venoso, dependendo do grau da deficiência, durante alguns meses”, comenta Dra. Fabiane. 
A também pode ser decisiva no combate à anemia infantil e no fortalecimento do sistema imune da criança. Carnes vermelhas, principalmente o fígado, possuem grandes quantidades de ferro e vitamina B12, nutrientes essenciais para combater o problema. Folhas verde-escuras, legumes como a beterraba e frutas com vitamina C também são ótimas alternativas, além do clássico feijão preto, rico em ferro. É importante lembrar que a recuperação é um processo gradativo e lento e a reeducação alimentar junto ao tratamento clínico são fundamentais para que a criança fique saudável.

Dados do Ministério da Saúde: https://aps.saude.gov.br/noticia/10537

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais problemas da vida adulta uma criança consegue evitar com uma boa imunidade?

Mais do que evitar problemas na vida adulta, uma criança com imunidade alta desde o nascimento e durante toda esta fase da vida consegue evitar diversos problemas comuns à infância. Os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo como um todo e, inclusive, de sua própria imunidade. Portanto, os pais devem […]

Artigos
Cuidados de mãe! Pediatra responde dúvidas que rondam os consultórios médicos

Ser mãe é um gesto de amor e de carinho. Mas para chegar que a esse momento tão especial, surgem diversas dúvidas. Questões como “qual o momento para começar a higiene bucal?” ou “o que fazer quando o bebê não consegue dormir?” são mais comuns do que se imagina. O Especial Mães e Filhos traz informações interessantes […]

Artigos
Como preservar a imunidade dos pequenos no período de volta às aulas?

O período de volta às aulas é sempre preocupante para os pais de crianças, pois o contato com os coleguinhas se apresenta como um obstáculo à imunidade dos pequenos. É bastante comum os alunos apresentarem quadros infecciosos no retorno às aulas, principalmente virais, o que exige dos pais muita atenção e cuidados.   Rotina de hábitos […]

Converse com um dos nossos atendentes