search
Título

Quais são as atividades mais recomendadas para frear o avanço do Alzheimer?

Sintomas
Transtornos

O paciente com doença de Alzheimer precisa ter seu tratamento baseado sempre em medidas farmacológicas, fazendo uso das classes de remédios adequadas para a fase da doença em que se encontra. São essenciais também as atividades de estimulação cognitiva, social e física, visto que atuam como importantes adjuvantes no processo de controle do quadro.

Benefícios do tratamento não farmacológico da doença de Alzheimer

“Existem evidências científicas de que as medidas não farmacológicas indicadas para o tratamento de Alzheimer ajudam na manutenção de habilidades preservadas e preservação da funcionalidade do paciente. O intuito dos tratamentos não farmacológicos não é fazer com que o funcionamento cognitivo seja como antes da instalação da doença, mas que funcione o melhor possível a partir da intervenção”, afirma a geriatra Aline Ferreira.

Quando os pacientes são estimulados com atividades que conseguem realizar, eles tendem a melhorar autoestima e iniciativa, e otimizam o uso das funções ainda preservadas. “A seleção, frequência e distribuição de tarefas deve ser criteriosa e, preferencialmente, orientada por profissionais, buscando inserir atividades agradáveis e compatíveis com a fase da doença”, destaca a médica.

Fisioterapia, ler livros e palavras cruzadas são atividades recomendadas para o tratamento do Alzheimer

Alguns exercícios (físicos e mentais) simples são possíveis e indicados, trazendo benefícios no cotidiano do paciente e cuidador. Porém, deve-se ter o cuidado para não sobrecarregar o paciente. “Praticar atividade física e/ou fisioterapia para ganho de força muscular, coordenação e equilíbrio auxilia no retardo do declínio funcional. A musicoterapia, por sua vez, pode trazer memórias passadas e retardar o processo de degeneração”, indica Dra. Aline.

Outras sugestões de atividades que podem ser implementadas no dia a dia do paciente com Alzheimer: organizar/ordenar cartas, cartões, revistas e álbuns de fotos; ler livros, jornais ou revista em voz alta; manter um calendário e relógio sempre alcançáveis; reproduzir músicas; lembrar de grandes invenções, programas de TV ou eventos marcantes na vida do paciente; montar um quebra-cabeça (não oferecer nada infantil); fazer palavras cruzadas e participar de atividades que proporcionem contato social.

Newsletter
Tags
alzheimer
exercícios físicos e mentais
tratamento para alzheimer
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que acontece no cérebro de um paciente com Doença de Alzheimer?

O Doença de Alzheimer afeta o cérebro de forma progressiva, comprometendo não apenas a memória, mas também o comportamento, movimentação, inteligência e até a fala do paciente. O processo de degeneração em questão está associado à destruição de componentes essenciais do cérebro. Como os danos causados são irreversíveis, o tratamento adequado visa retardar o avanço da doença e […]

Artigos
O tratamento pode prolongar a vida de um idoso diagnosticado com Alzheimer?

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) aponta que mais de 1,2 milhão de pessoas no país vivem com Doença de Alzheimer, doença que provoca a perda da memória recente. O problema é que, com o crescimento da expectativa de vida da população, tudo indica que o número de diagnósticos irá subir, o que reforça a necessidade de apostar […]

Artigos
Existem medidas que podem te ajudar a complementar o tratamento medicamentoso do Alzheimer?

A memória é o principal déficit cognitivo que aparece no início do Doença de Alzheimer. Apesar de existirem vários tipos de memória, o que se encontra mais comprometido é a memória para fatos recentes, enquanto a memória de acontecimentos antigos fica preservada. O tratamento medicamentoso é essencial para que você ajude seu familiar a combater a doença, mas […]

Converse com um dos nossos atendentes