A prática frequente de atividades físicas é parte fundamental de um estilo de vida saudável, tanto para crianças e adolescentes quanto adultos, além de ser capaz de prevenir diversos tipos de doenças, já que o sedentarismo aumenta consideravelmente o risco de morte. Para os pequenos, existem esportes recomendados especialmente para cada faixa etária.
Bebês podem fazer natação a partir dos seis meses de idade
“De seis meses a um ano, os mais indicados são brincadeiras de esconde-esconde, brincadeiras com brinquedos que emitem sons e brincadeiras no chão com diversos brinquedos para que a criança se mova em direção a eles”, explica a pediatra Claudia Lobo César. Neste período, os bebês também já podem iniciar a natação.
A partir do primeiro ano de vida, as atividades já começam a mudar: dança, teatro, brincadeiras com bonecos e o futebol também podem ser incluídos. “De quatro a oito anos, são indicados jogos ao ar livre, corridas, pular corda e brincar de amarelinha. Até aqui, as brincadeiras devem ser lúdicas e sem competitividade”, aconselha a médica.
A partir dos nove anos, atividades competitivas fazem bem para crianças
Ao chegar aos nove anos de idade, Claudia afirma que as crianças já podem escolher os esportes e atividades das quais querem participar. Ela diz que, segundo especialistas na área, a competição pode trazer benefícios do ponto de vida educacional e de socialização, ao colocar a criança frente a situações de vitória e derrota.
Já quando chegam na puberdade, muitos adolescentes querem iniciar a prática de atividades de musculação. Para a pediatra, este desejo não é um problema: “Os meninos após os 16 anos e as meninas após a primeira menstruação podem começar a musculação, desde que seja com a orientação de especialistas”.
Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881
Foto: Shutterstock