O infarto do miocárdio é uma das complicações causadas pelo descontrole da pressão arterial. O problema ocorre devido a um bloqueio demorado do fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio no músculo cardíaco. Isso resulta na deterioração ou até na morte do músculo. O bloqueio da artéria pode ser uma consequência do desprendimento de placas de gordura no sistema circulatório, mas também de espasmos de uma artéria.
Ter uma vida saudável ajuda evitar a ocorrência de um novo infarto
Quem já sofreu um infarto deve redobrar os cuidados com a saúde, como explica a cardiologista Bruna Baptistini. “Geralmente, as pessoas que já tiveram um infarto são pacientes de alto risco de desenvolvimento de novos eventos, porém um conjunto de fatores atuam na predisposição do evento cardiovascular, independentemente de um infarto prévio.”
Para evitar a ocorrência de um segundo infarto, é imprescindível adotar hábitos saudáveis. “Os pacientes devem ter um controle rigoroso da ingestão alimentar, do peso e da prática de atividade física, conforme a orientação médica”, afirma a especialista. Não ingerir bebidas alcoólicas e não consumir cigarros são outras medidas fundamentais.
Controlar a pressão arterial diminui as chances de um infarto
De acordo com Bruna, o risco de um novo infarto está relacionado ao comportamento do indivíduo. O uso regular de medicações e a presença e o grau de comprometimento de uma artéria não tratada são aspectos que influenciam. Por isso, o paciente deve sempre se consultar com um médico, medir regularmente a pressão arterial e seguir à risca o tratamento prescrito.
Entretanto, a cardiologista explica que o segundo infarto não trará necessariamente mais danos que o primeiro: “A gravidade da recorrência do infarto vai depender da idade, do sexo, de onde foi ocasionada a obstrução da artéria, se o paciente tem a função do músculo do coração preservada, se é obeso, tabagista ou sedentário.”
Foto: Shutterstock