search
    Título

    Quais alimentos podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico?

    Uncategorized

    Por

    O sistema imunológico é importante para todo o corpo porque sua atuação reflete na saúde dos outros órgãos. Caso ele não esteja em plena forma, o organismo humano fica vulnerável a ataques de agentes invasores que podem prejudicar seu funcionamento. Proteger-se é fundamental!

    A vitamina C

    A nutrição tem papel fundamental na manutenção da imunidade do corpo. Certos alimentos possuem nutrientes que ajudam nesta tarefa e ajudam a garantir uma boa qualidade de vida. “Para melhorar a eficiência do sistema imunológico, assim como fortalecer a sua capacidade de resposta, é importante incluir na dieta alimentos ricos em vitamina C e alimentos com capacidade altamente bactericida”, afirma a nutricionista Caroline Codonho.

    A vitamina C ajuda na formação da proteína que forma a pele e os vasos sanguíneos e pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, que devem ser consumidas regularmente, além do tomate e vegetais verdes escuros, como brócolis e espinafre. Entre os alimentos com capacidade bactericida estão a própolis e o alho.

    Outros alimentos fundamentais

    O iogurte e outros produtos lácteos fermentados são aliados no fortalecimento do sistema imunológico, porque possuem micro-organismos em pequenas quantidades que auxiliam o corpo a responder rapidamente a um ataque. Alimentos ricos em zinco, como carnes, cereais e feijão, também devem estar sempre presentes na dieta.

    Caroline cita ainda a importância da água: “Além da inclusão de alimentos, nunca podemos esquecer da água, pois um organismo mal hidratado é muito mais suscetível a quedas da capacidade imunológica.” A nutricionista diz que o consumo do líquido deve ser incentivado independentemente do clima, principalmente em crianças e idosos.

    Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes