search
    Título

    Por que é tão difícil se concentrar em uma atividade durante uma crise de ansiedade?

    Ansiedade

    Por

    A crise de ansiedade normalmente ocorre com pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade generalizada, que se diferencia da ansiedade normal. Esse quadro mais sério gera preocupação e apreensão excessivas, resultando em sintomas como inquietação, irritabilidade, perturbação do sono e dificuldade de concentração.

    Todas as pessoas apresentam ansiedade, até porque isso é uma reação natural do organismo à chegada de eventos importantes, impactantes e que geram tensão. “A ansiedade é uma vivência emocional normal, com finalidades adaptativas ao estresse, que pode até ser benéfica em algumas situações, como avaliação de ameaças e de comportamento de proteção; é também fonte motivacional ao se lidar com novos desafios”, afirma a psiquiatra Júlia Trindade.

    Características do transtorno de ansiedade


    Já no transtorno de ansiedade, o nível dos sintomas é desproporcional para os fatores causadores do quadro, o que implica em muito sofrimento para o paciente, com comprometimento significativo de sua qualidade de vida, seja nas relações interpessoais, produtividade no trabalho e nas demais atividades executadas. Nesse contexto,
    manter a concentração se torna muito mais muito difícil do que o normal.

    Além dos sintomas já citados, o transtorno de ansiedade pode provocar sensações que afetam a parte física, como fadiga, falta de ar, dor de cabeça, aumento da pressão arterial, náuseas, tensão muscular, taquicardia e alterações nos hábitos intestinais. “Por mais que pareçam às vezes semelhantes, a ansiedade se diferencia do medo, que é um sinal de alerta, uma resposta a um estímulo externo conhecido”.

    Tratamento do transtorno de ansiedade


    O transtorno de ansiedade, bem como suas crises e sintomas (o que inclui a falta de concentração), podem ser tratados com o uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos e/ou psicoterapia. Além dessas medidas, é essencial que o paciente busque
    implementar em sua rotina atividades relaxantes, que gerem prazer. Os momentos de lazer são adjuvantes importantes ao tratamento.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes