Manchas na pele são comuns de serem vistas nas pessoas e têm diversas causas. Podem ser simplesmente devido ao envelhecimento, assim consequências de uma exposição solar sem os devidos cuidados, como a aplicação do protetor solar da maneira correta. Mas você sabia que ácidos podem ser utilizados para o clareamento destas manchas? Vamos entender mais sobre o assunto agora!
Os ácidos são comumente receitados por dermatologistas para o tratamento de manchas e os resultados são considerados satisfatórios, desde que se ajuste cada pele a uma melhor associação de ácidos e outros ativos. “Alguns deles, como o clássico ácido retinoico, tem poder de descamação e de renovação celular”, exemplifica o dermatologista Murilo Drummond.
Aplicação dos ácidos
Os ácidos mais encontrados e receitados pelos médicos em consultórios são: retinoico, ferúlico, mandélico, salicílico e suas associações. Cada um deles age de uma maneira na nossa pele: “O ácido retinoico descama e clareia, outros como o ácido ferúlico clareia, mas se usado em concentrações erradas, pode gerar queimaduras e até varizes na face, que chamamos de telangiectasias”, explica e alerta o Dr. Murilo.
Mas há algum horário do dia que estes ácidos devem ser, preferencialmente, aplicados? Sim, existe. A maioria deles podem ser manuseados já pela manhã, logo ao acordar. O ácido retinoico, no entanto, é recomendado apenas à noite.