AchèAchè
search
Título

Por que a osteoporose é mais comum na coluna, pulso e colo do fêmur?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença que atinge a estrutura óssea e está diretamente relacionada com o envelhecimento. Trata-se da diminuição da densidade dos ossos causada pela dificuldade que o corpo encontra de repor os minerais de que o esqueleto precisa para se manter saudável.

A doença dificilmente apresenta sintomas. Os mais comuns são as dores causadas pelas fraturas. Pessoas que sofrem com a osteoporose podem fraturar os ossos com facilidade, especialmente nos casos mais graves. Até mesmo movimentos cotidianos realizados dentro de casa, como subir uma escada e agachar, podem ocasionar uma fratura.

As áreas mais afetadas

Existem algumas regiões do corpo que são mais afetadas pela doença. “A osteoporose acomete todos os ossos do corpo, mas comumente as fraturas ocorrem mais na coluna, joelhos, punhos e fêmur, pois são locais de carga, e o punho devido às quedas”,explica o ortopedista Lucio Nakada.

O punho é constituído por ossos sensíveis e é muito utilizado nas diversas atividades do dia a dia. É um ponto de apoio, especialmente durante tropeços e quedas. As outras regiões sofrem com o peso e com a movimentação do corpo que ajudam a desgastar os ossos. As fraturas nos joelhos, na coluna e no fêmur são de difícil recuperação e dificultam a locomoção.

Atenção às complicações da doença

A prevenção contra a osteoporose deve ser feita ao longo de toda a vida, com a ingestão de cálcio e vitamina D, prática de atividades físicas e evitando o consumo de álcool e tabaco. Depois que a doença surgir, é importante se preocupar com a ocorrência das fraturas, que podem ser graves e levar ao óbito. “Evitá-las é difícil, mas pode-se instalar barras nos banheiros e corredores, rampas em vez de escadas e retirar objetos do chão que possam causar escorregões e tropeços”, afirma Nakada.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os tipos de dores que podem ser aliviadas por analgésicos?

Os analgésicos são fármacos que funcionam para aliviar dores de intensidades leve e moderada. São utilizados geralmente para o tratamento da dor aguda, ou seja, de curta duração. Segundo o neurologista Caio Siminoni, os analgésicos são empregados no tratamento de dores crônicas apenas eventualmente, em associação com outros componentes. Saiba como usar corretamente os analgésicos […]

Artigos
O excesso de tosse pode causar lesões na garganta?

A garganta eventualmente sofre lesões, o que se deve a fatores diversos, tais como forçar demais a voz ou engolir um objeto que a corte por dentro. O excesso de tosse também pode contribuir nesse sentido. Contudo, de acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, a ocorrência dessas lesões pela tosse constante é incomum. “Durante a […]

Artigos
Como saber se algum familiar ou amigo está enfrentando a depressão?

A depressão é uma complexa doença psiquiátrica que causa sofrimento não apenas no paciente afetado, mas também em seus familiares e amigos. Apesar da tristeza profunda ser o sintoma mais frequentemente associado ao problema, existem outros sinais e sintomas que ajudam a identificar um paciente nesta situação. Em alguns casos, é possível realizar até um […]

Converse com um dos nossos atendentes