AchèAchè
    search
    Título

    Por que a oleosidade da pele parece piorar no verão?

    Uncategorized

    Por

    A produção de sebo em excesso deixa a pele oleosa e com uma aparência espessa e brilhosa, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Isso acontece durante todo o ano, mas no verão, a oleosidade da pele costuma piorar, exigindo alguns cuidados especiais. Veja quais são as causas por trás desse aumento de sebo e aprenda a controlá-lo

    Exposição ao sol facilita aumento da oleosidade no verão


    “O sol estimula o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além disso, o aumento do suor também contribui para que a pele fique mais oleosa. O próprio aumento do uso de filtros solares mais pesados também pode contribuir para agravar o quadro”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.  

    Uma das consequências do excesso de oleosidade durante a estação mais quente do ano, associada ao aumento de bactérias na pele, é a maior facilidade para o surgimento de cravos e espinhas. Além de prejudicarem a aparência da pele, as espinhas, também chamadas de acne, podem causar ainda vermelhidão, inflamação e deixar cicatrizes.

    Veja como é possível controlar a oleosidade da pele


    A boa notícia é que existem diversos produtos dermatológicos, como os que contêm
    ácido salicílico, e tratamentos capazes de ajudar a manter a oleosidade sob controle. “O paciente deve lavar o rosto regularmente com sabonetes adequados, pode utilizar loções de controle da oleosidade e filtros solares oil free, em gel ou toque seco. Manter a pele hidratada também reduz a oleosidade”, recomenda a dermatologista. 

    As medidas não acabam aí. Dra. Kaliandra ainda aconselha a evitar banhos com água quente, lavar o rosto diariamente e utilizar demaquilantes para retirar a maquiagem e impurezas da pele. “Quanto a tratamentos, podemos lançar mão de limpezas de pele regulares, máscaras secativas e peelings no consultório”, conclui a especialista. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes