search
Título

Por que a atividade física ajuda na prevenção da osteoporose?

Doenças dos Ossos
Sintomas

A prática de atividade física é indicada como adjuvante no tratamento e prevenção contra a osteoporose, pois protege e estimula os ossos. O exercício promove a manutenção de um peso corporal adequado – evitando, assim, complicações nos ossos decorrentes do sobrepeso – e permite o fortalecimento ósseo.

Benefícios da atividade física na prevenção da osteoporose

“O exercício físico que gera impacto e/ou tensão constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, pois transmite ao organismo a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. Além disso, estimula a absorção de cálcio no organismo”, explica a geriatra Aline Ferreira.

Além disso, grandes períodos de imobilização e de falta de exercícios podem levar à osteoporose pela ausência de tensão mecânica exercida pelos ossos, por meio da ação antigravitacional (não necessariamente pela falta de movimento). “Na falta de peso gravitacional e no repouso em cama, o conteúdo mineral da coluna e do calcâneo diminui em 1% por semana. Pode-se perder em torno de 30 a 40% de massa óssea total durante seis meses de imobilização completa”, informa a médica.

Exercícios mais indicados

Segundo a especialista, os exercícios físicos mais indicados são os que provocam grande tensão muscular, como musculação, pilates, treino funcional e hidroginástica resistida. “Quando esses exercícios são associados a atividades que gerem impacto, como caminhada, trote e corrida, os resultados tendem a ser ainda melhores”, afirma Aline.

Outras medidas de prevenção e tratamento

É importante ressaltar que a prática de exercício físico não é, isoladamente, suficiente para prevenir e tratar a osteoporose. Junto disso deve haver outras medidas, como uso de medicamento específico capaz de frear a perda de massa óssea que caracteriza a doença. “É recomendado, ainda, buscar uma dieta rica em fontes de cálcio, exposição solar adequada e acompanhamento médico regular”, finaliza a geriatra.

Newsletter
Tags
doença dos ossos
ossos
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que são as fraturas por compressão? Saiba mais sobre essa possível consequência da osteoporose!

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as fraturas ósseas decorrentes da osteoporose afetam pelo menos 30% da pessoas com mais de 60 anos. Elas são uma das principais complicações da doença e podem comprometer a movimentação e a qualidade de vida dos pacientes, principalmente dos idosos. Entre as lesões mais comuns estão as fraturas […]

Artigos
Osteoporose: Um osso que se recupera de uma fratura fica mais frágil do que antes?

As fraturas ósseas são as principais complicações da osteoporose. Quebrar um osso dificulta a vida do paciente, principalmente para os mais velhos, aumentando a necessidade de ter sempre um cuidador ou familiar por perto, até mesmo pelas chances elevadas de novas fraturas devido à maior fragilidade do osso. Saiba mais sobre o assunto! Um osso fraturado […]

Artigos
O que diferencia um quadro de osteopenia de um quadro de osteoporose?

Osteoporose significa “ossos porosos”, ou seja, a doença se caracteriza por um enfraquecimento do tecido ósseo, que perde progressivamente sua densidade, aumentando o risco de traumas e fraturas. Já o quadro de osteopenia é uma condição pré-clínica que pode levar à osteoporose. Nesse caso, a extensão da perda óssea é menor e o osso não se quebra tão facilmente. Quem […]

Converse com um dos nossos atendentes