search
Título

Peeling: Como funciona este procedimento estético?

Cuidados e Bem-estar
Pele e Beleza

Por Dra. Patrícia Mafra

14 de novembro de 2023

Cuidar da pele nunca é demais e, por isso, os dermatologistas investem em novas técnicas e procedimentos que ajudam a manter o maior órgão do corpo humano bem tratado e saudável. O peeling é um desses tratamentos, que consiste na aplicação de agentes que destroem as camadas mais superficiais da pele, promovendo sua regeneração, uma aceleração do processo natural de renovação da mesma.

Qual a diferença entre peeling químico e físico?


Existem dois tipos de peelings. Os químicos são feitos com o uso de ácidos que produzem reações químicas na pele, enquanto os físicos se baseiam no lixamento da pele, como é o caso dos tratamentos feitos com cristais. Apesar de ser realizado principalmente no rosto, o procedimento também é indicado para as mãos, pescoço e para a área do colo.

De acordo com a dermatologista Patrícia Mafra, os peelings químicos apresentam uma grande variedade de indicações dermatológicas. “O procedimento pode auxiliar o tratamento de acne, manchas, rugas, rejuvenescimento, cicatrizes e até de algumas doenças  pré-malignas de pele, como as ceratoses actínicas”, afirma a médica.
Várias pessoas podem se beneficiar do processo, desde adolescentes até pacientes mais velhos. Entretanto, todos devem passar por uma consulta para que o especialista possa avaliar a queixa do paciente e a intensidade do problema e, assim, possa fazer a indicação correta do tipo de peeling a ser usado.

Grávidas não devem fazer peeling


Há algumas contraindicações para o procedimento. “Todos os tipos de peeling, desde os superficiais até os mais profundos, são contra indicados para gestantes, pessoas com feridas no local de aplicação e pessoas bronzeadas ou que vão se expor ao sol no período pós-peeling”, explica Patrícia. Quem está sob estresse físico ou mental também não deve realizar o tratamento.

Como o processo consiste em provocar uma descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda, a dermatologista acredita que o inverno é a estação ideal para este tipo de tratamento. Os raios solares agridem a pele em menor intensidade, o que torna os peelings mais seguros e confortáveis.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
peeling
procedimentos estético
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A pele sensível precisa de cuidados especiais depois de um procedimento estético?

A pele sensível sofre mais do que o normal quando entra em contato com diversos elementos no dia a dia. Portanto, após a realização de um procedimento estético, por exemplo, muito provavelmente apresentará algum sinal ou sintoma, como vermelhidão, coceira, descamação etc. Para controlar isso, é fundamental tomar alguns cuidados imediatamente.   Cuidados necessários para […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Converse com um dos nossos atendentes