search
Título

Para além da cafeína: existem outros alimentos que podem prejudicar o sono?

Nutrição

Por Dr. Shigueo Yonekura

19 de outubro de 2023

O café é famoso por roubar o sono de algumas pessoas, mas existem outras comidas e bebidas que podem ter um efeito similar. As substâncias que atrapalham um bom descanso podem estar onde a gente nem imagina, desde o doce preferido até aquela taça de vinho que todo mundo diz que ajuda a dormir.

Conheça as principais substâncias responsáveis por tirar o sono depois da cafeína

O primeiro passo para não sabotar o próprio sono é saber que a cafeína não está só no café, mas que ela também aparece em refrigerantes de cola e alguns chás, como o preto, o verde e o mate. Se, além de tomar essas bebidas à noite, você ainda costuma comer um chocolate, a sua noite de descanso pode estar sob ameaça. “O chocolate possui outra substância estimulante que dá um reforço à cafeína, a teobromina, encontrada em chocolates escuros”, revela o neurologista Shigueo Yonekura. Confira agora outros alimentos que prejudicam o sono:

– A carne vermelha deve ser evitada à noite porque tem um processo de digestão mais lento e pode causar desconforto na hora de dormir. Além disso, o alimento aumenta a quantidade de um aminoácido chamado tirosina, que induz o estado de alerta.

– A bebida alcoólica pode até favorecer o início do sono, mas o descanso será de baixa qualidade.

– Os queijos envelhecidos, como gouda e parmesão, são ricos em tiramina, um aminoácido que estimula o sistema nervoso central.

– Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes.

– Energéticos, anfetamínicos e a nicotina também são conhecidos inimigos do sono.

Saiba a que horas fazer a sua última refeição antes de dormir

Para ter uma boa noite de sono, é preciso prestar atenção não só no que se come, mas a que horas vai aquilo vai ser ingerido. Yonekura diz que não precisa chegar ao extremo de cortar o jantar, mas que o horário dele deve ser sempre pensado. “O jantar pode permanecer porque o corpo também queima calorias durante o sono e precisa de nutrientes para manter as funções vitais à noite”, explica o neurologista. “O ideal é jantar cerca de três a quatro horas antes de ir para a cama”.

Para o menu, o neurologista aconselha comer saladas cruas e legumes cozidos, cereais integrais e proteínas magras em pequenas quantidades. São alimentos leves e livres de gordura que vão ser bem digeridos pelo organismo, permitindo uma noite de sono tranquila.

Conheça os alimentos mais indicados para ingerir logo antes de ir dormir

Para quem tem problemas em pegar no sono, o neurologista revela que aquele tradicional copo de leite morno pode realmente ajudar. “O alimento possui o triptofano, que é um precursor de serotonina, um neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo”, revela. Chás de efeito calmante, como os de erva- cidreira, camomila e erva-doce, também são ótimas alternativas que auxiliam na chegada do sono.

 

 

 

Newsletter
Tags
Má qualidade sono
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Além do café, quais bebidas podem atrapalhar a qualidade do sono?

Dormir bem é importante para a saúde do corpo, ajudando a repor as energias e memorizando as informações aprendidas ao longo do dia. Quem tem problemas para dormir deve prestar atenção ao consumo do café e de outras bebidas que têm cafeína em sua composição para manter um sono de boa qualidade. Refrigerantes à base […]

Artigos
Qual é a relação da vitamina D com a obesidade?

Diversos estudos apontam que existe uma relação entre a vitamina D e a obesidade, mais especificamente entre a deficiência dessa vitamina e o sobrepeso. Segundo uma apresentação no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na República Tcheca, em 2015, pessoas obesas e com deficiência de vitamina D que passaram a tratar o problema com suplementação da […]

Artigos
Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural

O tratamento para diversas doenças passa pela ação de remédios, mas alguns componentes naturais têm ação comprovada no combate a diversas enfermidades e condições. A rosa silvestre é um exemplo disso. A planta, originária do Oriente e também conhecida como rose hips, rosa mosqueta ou canina, chama atenção por sua alta concentração de vitamina C, […]

Converse com um dos nossos atendentes