search
Título

Osteoporose: Como se proteger de possíveis fraturas no punho facilitadas pela doença?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa

11 de abril de 2023

As fraturas ósseas estão entre as principais complicações da osteoporose. Como a doença deixa o esqueleto frágil, especialmente nos idosos, qualquer movimento pode gerar uma fratura. Segundo o Ministério da Saúde, um a cada 20 idosos que sofrem uma queda acabam quebrando o osso e as fraturas no punho estão entre as mais frequentes.

Tratamento da osteoporose ajuda a evitar fraturas

Para evitar fraturas no punho facilitadas pela osteoporose, é preciso procurar auxílio médico. “O risco de fratura é reduzido com o tratamento da osteoporose, que é feito com exercício físico, alimentação rica em cálcio (ou quando necessário, a suplementação), reposição de vitamina D e medicações específicas para a doença”, afirma a geriatra Thaísa Segura.

É fundamental também adotar medidas para prevenir as quedas, papel tanto do idoso quanto dos familiares e cuidadores. O paciente com osteoporose deve utilizar calçados adequados e se segurar nos corrimões ao subir e descer escadas. Já a família pode ajudar melhorando a iluminação de ambientes escuros, retirando tapetes e outros objetos do chão e protegendo as quinas dos móveis.

Por que fraturas no punho são frequentes?

De acordo com a especialista, existe uma razão bem simples para a grande frequência de fraturas no punho quando comparadas a fraturas em outras áreas do corpo: “O punho é uma articulação de maior risco porque o paciente costuma ter o reflexo de apoiar a mão no chão ao cair e isso leva a um maior impacto nessa região”.

Existem ainda outras áreas que merecem atenção quando o assunto são as fraturas causadas pela osteoporose. Nos quadris, na coluna e nas costelas, as fraturas podem levar a quadros infecciosos, causar dor crônica e reduzir drasticamente a mobilidade do paciente, aumentando a necessidade de um cuidador e diminuindo sua qualidade de vida.

Newsletter
Tags
fraturas
idoso
ossos
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Artigos
Quem tem osteopenia já corre riscos maiores de fraturas?

A osteopenia não é uma doença, como muitas pessoas podem pensar. Na verdade, trata-se de uma condição pré-clínica que indica uma perda da densidade óssea e que pode levar à osteoporose. É um quadro assintomático e os primeiros sinais surgem apenas quando os ossos já estão gravemente comprometidos e a osteoporose já está instalada. Quem tem osteopenia já […]

Artigos
Osteoporose: Quais são as consequências de uma fratura para um paciente idoso?

As fraturas ósseas são consideradas a principal complicação da osteoporose, doença que enfraquece os ossos a ponto de torná-los suscetíveis a quebras. Essas fraturas atrapalham a rotina de qualquer pessoa, mas nos idosos, elas podem ser mais graves, causando sérios prejuízos à saúde. Confira as consequências das fraturas na terceira idade. Hospitalização é uma das consequências […]

Converse com um dos nossos atendentes