A osteoporose é uma doença que se caracteriza pelo processo de perda progressiva da massa óssea, que resulta no enfraquecimento de todo o esqueleto humano. O tecido ósseo é destruído, mas não é reposto de forma adequada. Trata-se de um problema de saúde que atinge principalmente as mulheres e, geralmente, a partir dos 50 anos de idade.
Fraturas da osteoporose podem causar deformações nos ossos
De acordo com o ortopedista Guilherme Maretti, a osteoporose não causa deformações nos ossos. Entretanto, a principal complicação da doença é o surgimento de fraturas, que ocorrem especialmente nos quadris, nos punhos, no fêmur e na coluna. Estas fraturas, por sua vez, podem provocar deformidades nos ossos. 
“A maioria das fraturas da osteoporose está na coluna vertebral. São fraturas mínimas e graduais que vão causando a perda da altura das vértebras. Com o tempo, a coluna vai se deformando e, assim, se forma a corcunda”, explica o especialista. Em alguns casos, as deformações podem provocar dores e dificultar a movimentação do corpo.
Tratamento da osteoporose pode impedir a postura corcunda
Se o tratamento for iniciado precocemente, podem ser aplicadas técnicas de correção de postura para melhorar a corcunda. Mas, segundo Maretti, reverter o processo nos casos mais graves após o diagnóstico é muito difícil. “O ideal é a prevenção, mas existem algumas medicações que são utilizadas com o objetivo de interromper a progressão da osteoporose”, afirma o profissional. 
Por outro lado, é possível impedir o surgimento das deformações, tanto por quem não foi diagnosticado com osteoporose quanto por quem já foi. Para isso, é preciso que o paciente realize o tratamento de forma correta, estando sempre atento ao uso das medicações, à prática de atividades físicas e ao consumo de alimentos saudáveis. 
Foto: Shutterstock



