AchèAchè
search
Título

Os riscos da automedicação e suspensão de medicamentos

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por orientação de alguém que não seja o médico. Infelizmente, é uma prática muito comum nos dias atuais. Esta conduta pode gerar diversos problemas para a saúde e a segurança da pessoa.

Por não ter recebido um diagnóstico prévio de sua condição a automedicação pode, inclusive, agravar a doença, uma vez que utilizar o remédio errado pode esconder os sintomas. Além disso, o uso inadequado de um tipo de medicamento, dose ou tempo de tratamento pode gerar microrganismos resistentes, causar reações alérgicas, dependência e até morte. O remédio ainda pode interagir com um alimento ou outro medicamento em uso e anular ou intensificar seus efeitos.

A maior causa de intoxicação registrada no Brasil é devida ao uso inadequado de medicamentos, passando na frente de produtos de limpeza e agrotóxicos.

Outro perigo à saúde, talvez não tão abordado como a automedicação, é a suspensão de medicamentos por conta própria. Muitas vezes, quando não apresenta mais os sintomas, a pessoa acredita que não precisa mais do medicamento e deixa de usá-lo.

Esse é um erro muito comum cometido por portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Se já não está mais apresentando sintomas, é justamente porque o tratamento é adequado e está fazendo efeito. Para que continue assim, o medicamento deverá continuar sendo tomado, caso contrário, os sintomas retornarão, dando espaço para as temidas complicações.

O mesmo vale para antibióticos. Por mais que a febre e a dor tenham cessado, por exemplo, o medicamento deverá ser administrado pelo tempo em que o médico determinou. Somente assim as bactérias serão eliminadas do organismo, impedindo que se tornem resistentes ao princípio ativo.

Às vezes, não se segue a orientação do médico porque parece não fazer sentido. Porém, é ele quem possui autonomia para diagnosticar e tratar doenças. Sempre que não entender o motivo de uma conduta médica, é importante questioná-lo o motivo da mesma. Dessa forma, ficará mais fácil seguir suas orientações.

Referências:

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Diabetes tem cura? Um endocrinologista explica como funciona a doença

Uma das maiores epidemias mundiais, o diabetes tem tratamentos cada vez mais eficazes, que dão muito mais qualidade de vida para aqueles que sofrem com a doença. Apesar de muitos estudos científicos e avanços medicinais na área que, no futuro, podem levar ao fim do problema, ainda incurável, a forma como o paciente encara a […]

Artigos
Diarreia infantil: quais são os cuidados básicos que devem ser tomados?

A diarreia em crianças é bastante perigosa principalmente por conta da desidratação. Se esta não for devidamente cuidada, pode implicar em riscos sérios para a saúde. Existem alguns métodos que os pais podem e devem utilizar para controlar a perda de líquidos em um quadro de diarreia, então, não há motivo para desespero.    “A […]

Artigos
É possível desenvolver o transtorno bipolar na infância?

O transtorno bipolar é uma doença mental que consiste na alternância de humor em um indivíduo, passando de uma situação extrema de felicidade (mania) para uma extrema de tristeza (depressão) de uma hora para outra e sem uma causa específica. Apesar da maioria dos diagnósticos estar relacionada a adultos, também é possível que o problema […]

Converse com um dos nossos atendentes