AchèAchè
search
Título

Os riscos da automedicação e suspensão de medicamentos

Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por orientação de alguém que não seja o médico. Infelizmente, é uma prática muito comum nos dias atuais. Esta conduta pode gerar diversos problemas para a saúde e a segurança da pessoa.

Por não ter recebido um diagnóstico prévio de sua condição a automedicação pode, inclusive, agravar a doença, uma vez que utilizar o remédio errado pode esconder os sintomas. Além disso, o uso inadequado de um tipo de medicamento, dose ou tempo de tratamento pode gerar microrganismos resistentes, causar reações alérgicas, dependência e até morte. O remédio ainda pode interagir com um alimento ou outro medicamento em uso e anular ou intensificar seus efeitos.

A maior causa de intoxicação registrada no Brasil é devida ao uso inadequado de medicamentos, passando na frente de produtos de limpeza e agrotóxicos.

Outro perigo à saúde, talvez não tão abordado como a automedicação, é a suspensão de medicamentos por conta própria. Muitas vezes, quando não apresenta mais os sintomas, a pessoa acredita que não precisa mais do medicamento e deixa de usá-lo.

Esse é um erro muito comum cometido por portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Se já não está mais apresentando sintomas, é justamente porque o tratamento é adequado e está fazendo efeito. Para que continue assim, o medicamento deverá continuar sendo tomado, caso contrário, os sintomas retornarão, dando espaço para as temidas complicações.

O mesmo vale para antibióticos. Por mais que a febre e a dor tenham cessado, por exemplo, o medicamento deverá ser administrado pelo tempo em que o médico determinou. Somente assim as bactérias serão eliminadas do organismo, impedindo que se tornem resistentes ao princípio ativo.

Às vezes, não se segue a orientação do médico porque parece não fazer sentido. Porém, é ele quem possui autonomia para diagnosticar e tratar doenças. Sempre que não entender o motivo de uma conduta médica, é importante questioná-lo o motivo da mesma. Dessa forma, ficará mais fácil seguir suas orientações.

Referências:

 

Newsletter
Tags
medicamentos
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tomar remédio com água ou leite, de estômago vazio ou cheio?

Para que nosso organismo funcione bem, é preciso manter o consumo satisfatório de alimentos/nutrientes exigidos pelo corpo, e frente a doenças, devemos manter uma alimentação saudável, juntamente com a administração de medicamentos eficazes e seguro. Infelizmente temos que conviver com a realidade de que alimentos/nutrientes podem alterar os efeitos de um medicamento e isso é […]

Artigos
Como orientar diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de marca?

Seu médico receitou um medicamento e você foi pesquisar em algumas farmácias para obter o melhor custo/benefício. Daí o profissional te receitou uma alternativa: os chamados medicamentos genéricos. Além de ser mais barato, será que esses remédios têm alguma diferença em relação aos medicamentos similares ou de marca? Com a ajuda do farmacêutico Vitor Vizzaccaro, […]

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Converse com um dos nossos atendentes