search
    Título

    O TOC costuma estar associado a outros transtornos, como TDAH e Tourette?

    Uncategorized

    Por

    O transtorno obsessivo-compulsivo é um problema psiquiátrico que se caracteriza pelo pensamento fixo em algo e pelas manifestações compulsivas, em geral, físicas, como forma de alívio do estresse. O distúrbio, também chamado pela sigla TOC, requer tratamento para que os rituais não se intensifiquem e prejudiquem a vida do paciente.

    Somando transtornos psiquiátricos

    Apesar de ser uma doença bastante conhecida, poucas pessoas sabem que o TOC pode estar associado ao transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH, e à Síndrome de Tourette. Ou seja, um mesmo paciente pode desenvolver o TOC e ao mesmo um dos outros dois problemas psiquiátricos.

    “Pode haver o que se chama de comorbidades, quando mais de um transtorno ocorre ao mesmo tempo. Não é tão comum, mas no caso do TDAH, a comorbidade é mais frequente que o TDAH sozinho”, explica o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt. Segundo ele, o TOC funciona como um gatilho, facilitando o início dos sintomas.

    Compulsões semelhantes

    A Síndrome de Tourette se manifesta por meio de movimentos e sons repetitivos e involuntários. Essas compulsões são parecidas com as manifestadas por pacientes com TOC e devem ser distinguidos por alguém especializado. “Para se avaliar Tourette, em particular, o paciente precisa apresentar tanto tiques motores como vocais, não necessariamente ao mesmo tempo”, afirma Reinhardt.

    Entre os movimentos estão gestos corriqueiros, como coçar o queixo, que podem passar despercebidos. Os sons repetitivos, entretanto, podem causar incômodo em colegas de trabalho e da escola, tornando ainda mais importante o tratamento da síndrome.

    O tratamento do TOC, quando associado ao TDAH ou à Síndrome de Tourette, se torna mais complicado e ainda mais fundamental. De acordo com o psiquiatra, a terapia deve abordar todos os distúrbios. Em alguns casos são necessários de duas a três medicações, uma para cada transtorno.

    Marcelo Calcagno Reinhardt é psiquiatra e especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência e atua em Florianópolis. CRM-SC: 10573

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes