search
Título

O sedentarismo pode enfraquecer a imunidade?

Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Érica Azevedo

24 de outubro de 2023

Uma vida saudável garante um forte sistema imunológico e um organismo resistente às doenças. Há diversos fatores que podem comprometer a defesa do corpo humano e um deles, indiretamente, é o sedentarismo. E aí, vai ficar parado? Saia dessa!

O estresse e o enfraquecimento

O modo de vida sedentário, sem praticar atividades físicas e ficar muito tempo sem se mexer durante o dia, diminui o metabolismo, ou seja, entre outros efeitos, isso faz com que o corpo reduza sua eficácia na produção de células do sistema imunológico, comprometendo assim, a defesa do organismo.

Para não abrir as portas para as doenças, é preciso tentar se movimentar, realizando atividades com certa regularidade. Exercícios aeróbicos, como caminhada ou corrida ao ar livre e ginástica, são indicados pelos médicos. “Na verdade, o sedentarismo não vai, diretamente, enfraquecer a imunidade. Contudo, a atividade física é importante para diminuir níveis de estresse, e o estresse, em excesso, pode enfraquecer a imunidade”, explica a imunologista Érica Azevedo.

Driblando a falta de tempo

Muitas horas fora de casa, estresse diário no trabalho e no trânsito… A vida corrida faz com que as pessoas sedentárias fiquem com pouco tempo para cuidar de si. Como fazer exercícios nesta situação? A Dra. Érica dá algumas dicas que podem te ajudar: “É muito difícil incluir a atividade física na equação da nossa rotina moderna. Além disso, uma medida pode funcionar muito bem para uma pessoa e não para a outra. Enquanto para alguém, ir à academia uma hora por dia é o que funciona melhor, para o outro pode ser mais proveitoso incluir caminhadas no dia a dia, como descer do ônibus um ponto antes do destino ou parar o carro mais longe, ou subir as escadas em vez de pegar o elevador”.

Além do estresse do dia a dia, que pode ser combatido com a prática de atividades físicas, falta de sono, má alimentação (dietas restritivas sem real necessidade) e, contraditoriamente, a prática extenuante de exercícios podem comprometer a defesa do nosso organismo. “Para termos uma boa saúde, o equilíbrio é a chave”, conclui a médica.

Newsletter
Tags
sedentarismo
Sistema imunológico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mudar o medicamento para tratamento da calvície sem consultar um médico pode comprometer o processo?

As amígdalas são estruturas localizadas entre o final da boca e o início do nariz e garganta, cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo. Atuam, portanto, como importantes aliadas do sistema imunológico. Mais especificamente, elas desenvolvem anticorpos para frear o ataque de invasores potencialmente perigosos.   […]

Artigos
Quais são os cuidados básicos que devemos ter ao frequentar hospitais?

O hospital é um ambiente de recuperação para os pacientes internados. Qualquer visita deve ser feita com muita atenção aos cuidados com a higiene e também ao comportamento. Os visitantes devem respeitar as diretrizes de cada instituição para não incomodar o paciente e garantir que sua saúde não seja comprometida. De acordo com o angiologista […]

Artigos
O que é síndrome leucopênica? Quais são os sintomas?

A síndrome leucopênica se caracteriza pela baixa presença de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, mais especificamente quando a contagem total dessas substâncias está abaixo de 4.000 células por milímetro cúbico de sangue. Como os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico, ajudando a proteger o organismo de infecções e agentes estranhos, sua redução acaba trazendo […]

Converse com um dos nossos atendentes