AchèAchè
search
Título

O que tem de bom e de ruim das frutas do outono?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Natália Ferreira

19 de outubro de 2023

O outono está a todo vapor e com a estação vem uma grande diversidade de frutas deliciosas. Além de serem essenciais para uma alimentação equilibrada, elas são ricas em vitaminas, fibras e sais minerais. Para deixar sua refeição mais saborosa, a nutricionista Natália Ferreira convida você a conhecer melhor cinco frutas típicas do outono e os principais nutrientes para o seu organismo.

Abacate  30g01 – 53kcal

Consumo/dia: A porção recomendada é de 2 colheres de sopa picadas.

Prós: Baixo teor de carboidratos, fonte de fibras e gorduras (ômega 9 com ação anti-inflamatória e outras gorduras boas na diminuição da retenção de líquidos e melhora a pele).

Contras: Para todos os indivíduos sem restrição, exceto se adicionado de açúcar, leite condensado, etc.

Curiosidade! A fruta deve ser consumida com bagaço para ser fonte de fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal.

 

Goiaba  30g – 16kcal

Consumo/dia: A porção recomendada é de 1 unidade média.

Prós: Fonte rica em vitamina C (quatro vezes mais que a laranja) e potássio (maior teor que a banana), vitamina A e licopeno, e outros antioxidantes que são benéficos ao funcionamento do organismo, além de auxiliar na prevenção de câncer. Por ter muita vitamina C, é excelente para fortalecimento do sistema imunológico, garantindo proteção contra infecções, gripes e resfriados.

Contras: Não contém contra-indicação.

Curiosidade! Fonte de fibras que auxilia na saciedade e evita picos de insulina.

 

Maracujá      30g – 30kcal

Consumo/dia: A porção recomendada é de 2 unidades médias.

Prós: Rica fonte de vitamina A, C e complexo B, sendo um poderoso antioxidante no combate ao envelhecimento precoce e melhorando o funcionamento do organismo. Também é um calmante natural e suas sementes tem propriedades contra vermes.

Contras: Não é indicado para pessoas com pressão baixa porque há risco de redução da pressão arterial sistêmica.

Curiosidade! A casca do maracujá é capaz de evitar picos de insulina, sendo importante para o controle da glicose, além de reduzir e colesterol e auxiliar na perda de peso.

 

Tangerina    30g – 14kcal

Consumo/dia: A porção recomendada por dia é de 1 unidade média.

Prós: Fruta rica em fibras, é diurética, antioxidante, fonte de vitamina C e de potássio, e tem baixo valor calórico. Também é rica em água que auxilia na hidratação corporal.

Contras: Evitar na forma de suco, pois ocorre concentração de calorias e perda de fibras.

Curiosidade! A fruta deve ser consumida com bagaço para ser fonte de fibras solúveis que auxiliam no funcionamento intestinal. A casca pode ser aproveitada em doces e geleias.

 

Uva   30g – 20kcal

Consumo/dia: A porção recomendada por dia é de 10 bagos.

Prós: Fonte de resveratrol (antioxidante), que auxilia na redução do colesterol e melhora a memória por ser estimulante da atividade cerebral. Também regula o funcionamento intestinal, previne doenças cardiovasculares e tem potência antioxidante.

Contras: Ao fazer o suco de uva, é importante diluir em água, pois é preciso utilizar muitas uvas para fazer um copo de suco, tornando-o muito calórico.

Curiosidade! As uvas também podem ser congeladas higienizadas e utilizadas como “sorvete” natural ou até mesmo utilizada para gelar bebidas. E as sementes e as cascas podem ser utilizadas para fazer farinha de uva, usada para preparação de doces e saladas.

 

Receitas

Cheesecake de maracujá sem açúcar (Receita: Luciano Bruno)

Ingredientes:

400g de amêndoas

1 col sopa de óleo de coco

Liquidificar as amêndoas e misturar com o óleo de coco

Recheio:

2 potes de cream cheese ou creme de ricota ou queijo cottage

2 potes de iogurte

1 col café de essência de baunilha

1 envelope de gelatina sem sabor ou agar-agar

Liquidificar todos os ingredientes.

Calda:

2 maracujás

1 laranja espremida

Misture o maracujá e o suco de laranja. Molde o fundo da forma com as castanhas e coloque por 5 minutos em forno em baixa temperatura; Retire, adicione o recheio e cubra com a calda.

 

Suco detox com goji berry

Ingredientes:

2 colheres de sobremesa de goji berry

250ml de água mineral ou filtrada

250ml de água de coco

2 tangerinas sem caroço

½ polpa de acerola ou 8 unidades

1 colher de sobremesa de melado (opcional)

Gelo picado

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida ainda gelado.

Newsletter
Tags
alimentação
dieta
nutrição
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais fontes de vitamina E na alimentação?

Para termos uma saúde de qualidade é necessário reunir todos os nutrientes de forma balanceada. Nossa dieta deve ter, por exemplo, carboidratos, proteínas e vitaminas para que nosso corpo funcione de forma saudável. Mas quando tratamos sobre vitaminas, não é comum lembrarmos da vitamina E, que é pouco popular, porém muito importante para o organismo. […]

Artigos
Intolerância à lactose: o leite deve ser totalmente retirado da alimentação?

De acordo com o Ministério da Saúde, a intolerância à lactose consiste na incapacidade de digerir a lactose, que é um açúcar presente no leite. Isso se deve à deficiência ou ausência de lactase, enzima intestinal que possibilita a decomposição do açúcar do leite em carboidratos mais simples e de absorção mais fácil. Por mais que […]

Artigos
Devo mudar minha alimentação ao descobrir que sou intolerante à lactose?

Pelo menos 30% da população brasileira é intolerante à lactose*, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Trata-se de uma condição em que o corpo não produz a enzima lactase ou até produz, mas em quantidades insuficientes. Essa enzima é responsável pela decomposição da lactose, açúcar encontrado no leite e em produtos derivados. Ao consumir alimentos com […]

Converse com um dos nossos atendentes