AchèAchè
search
Título

O que fazer quando um paciente não explica seus sintomas adequadamente?

Segurança para o Paciente

Por Dr. Mauricio Raffaelli

19 de outubro de 2023

A comunicação entre um médico e seu paciente é um dos fatores que mais influenciam na rapidez e na eficácia do diagnóstico e do tratamento de um problema de saúde. O paciente deve explicar o que está sentindo e quais suas principais preocupações, enquanto o profissional deve utilizar seu conhecimento e sua capacidade de expressão para que a linguagem médica seja compreendida mais facilmente.

Conforto e segurança ajudam na hora da consulta

Entretanto, não é sempre que a consulta acontece sem contratempos. “É muito comum o paciente ter dificuldades para explicar os sintomas. O médico precisa ter paciência e fazer perguntas que auxiliem o paciente a se explicar”, afirma o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli que complementa que a formação médica dedica muita atenção à compreensão dos sinais e dos sintomas.  
A barreira na comunicação pode surgir também diante do desconforto sentido pelo paciente na hora de dizer como está se sentindo, mas a situação pode ser contornada. “O papel do médico, nesse instante, é de deixá-lo completamente confortável e demonstrar que não está ali para julgá-lo, mas sim para ajudá-lo”, explica Mauricio.

Falhas na comunicação podem atrasar o diagnóstico

As dificuldades encontradas na comunicação entre médico e paciente podem retardar a realização de um diagnóstico preciso. Por essa razão, é fundamental que haja uma relação de confiança. Quem vai a uma consulta deve perceber que o especialista está dedicado a atendê-lo e que possui conhecimento e experiência para tratá-lo.
No entanto, Raffaelli não acredita que falhas no diálogo possam resultar em um diagnóstico errado: “Essa é uma expressão muito forte, porque o diagnóstico de uma patologia passa por diversas etapas, como a comunicação, exame físico detalhado e outros complementares.” Depois de descoberta e explicada a condição clínica, é preciso que o paciente se dedique ao tratamento.

Newsletter
Tags
Diagnóstico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Em época de quarentena, não deixe o mal estar psicológico entrar na sua casa!

Em decorrência do surto de coronavírus, desde dezembro de 2019, muitos países pediram às suas respectivas populações que evitassem aglomerações e que se isolassem em suas casas, como medida preventiva de segurança pública, no intuito de evitar a contaminação pelo COVID-19, em especial àquelas que entraram em contato com a infecção. No momento, o que […]

Artigos
Hipoglicemia: combinar remédios e insulina sem supervisão médica é perigoso

A automedicação é bastante perigosa. Trata-se de uma prática bastante desencorajada pelos médicos. O consumo e, principalmente, a mistura de diversos tipos de remédios sem a orientação de um profissional especializado podem atrapalhar o tratamento de uma doença, retardando-o ou até mesmo piorando o quadro de saúde do paciente. Antes de iniciar qualquer medida terapêutica, […]

Artigos
Coronavírus: saiba mais sobre as máscaras de proteção e como dar estilo ao acessório

Em tempos de coronavírus, a regra é clara: as máscaras de proteção, juntamente com o álcool em gel, com a limpeza das mãos e com as luvas, são fundamentais para garantir a sua proteção. Por isso, desde que o vírus se disseminou por todo o planeta, o acessório se tornou um dos principais aliados para […]

Converse com um dos nossos atendentes