A afta é uma lesão aberta, dolorosa, de aspecto esbranquiçado, com bordas avermelhadas que pode aparecer na língua, na gengiva, no lábio interno, na bochecha, no céu da boca e, mais raramente, na região da garganta.
Apesar de serem benignas, podem causar grande incômodo porque doem muito, principalmente se estiverem atrapalhando ao falar e/ou mastigar. Por isso, quem sofre com esse problema procura o que fazer para curar a afta.
Geralmente, a lesão na boca desaparece espontaneamente dentro de 10 a 14 dias, sem deixar cicatriz. O que causa afta, exatamente, ainda é desconhecido, mas seu aparecimento é relacionado com o consumo de alimentos condimentados (ex. salsicha, linguiça, molho tomate) e de frutas ácidas/ cítricas (ex. maracujá, limão, laranja), estresse, mudanças hormonais na mulher, traumas mecânicos, queimaduras por alimentos ou bebidas, predisposição genética, refluxos estomacais, ansiedade, uso de alguns medicamentos e infecções.
Como melhorar afta? Passar gelo alivia a dor?
Existem algumas estratégias que podem ajudar no tratamento para afta e podem ser adotadas em casa, incluindo:
- Uma higiene bucal adequada, com enxaguante bucal sem álcool;
- Uma alimentação saudável e menos ácida, para fortalecer o sistema imunológico,
- Usar uma pomada ou creme analgésico específicos para o tratamento de aftas, prescritos pelo dentista ou médico.
Além disso, aplicar gelo na afta pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto temporariamente. Isso porque o gelo proporciona um efeito anestésico na área afetada, diminuindo a dor, e reduzindo o inchaço devido à sua ação anti-inflamatória. No entanto, é importante destacar que isso não vai curar a lesão.
Acima de tudo, deve-se ficar atento se os sintomas de afta permanecerem por mais de 14 dias. Caso isso ocorra, procurar atendimento médico é imprescindível para uma avaliação adequada e individualizada.