search
Título

O que é pseudo-hipertensão? Por que ela é mais comum em idosos?

Coração
Meu Corpo

Por Dr. Rubens Mattar Júnior

11 de maio de 2023

Como o próprio nome sugere, a pseudo-hipertensão diz respeito a valores falsamente elevados de pressão arterial. Ocorre com frequência maior em idosos, pois nesta faixa etária as artérias tendem a ser mais espessas e calcificadas, o que atrapalha a medição precisa da pressão arterial.

“A pseudo-hipertensão apresenta medidas falsamente elevadas de pressão arterial pelo aumento da rigidez dos vasos nos idosos, com redução das fibras elásticas, aumento do colágeno e calcificação, endurecendo, assim, a parede do vaso”, explica o cardiologista Rubens Mattar Jr. “Isso tudo gera dificuldade em comprimir a artéria com a insuflação do manguito dos medidores convencionais e aí a pressão verificada acaba sendo maior que a intra arterial”.

Modos de identificar a pseudo-hipertensão

Segundo o médico, pode-se suspeitar da presença de pseudo-hipertensão em pacientes com diagnóstico de hipertensão arterial de longa data sem lesão de órgãos alvos, ou naqueles tratados e que apresentam sintomas hipotensivos. “Uma forma de diagnóstico é por método invasivo de medida da pressão arterial, que é o intra arterial”, diz Mattar.

Outra maneira de detectar a pseudo-hipertensão é utilizar a manobra de Osler, que consiste em insuflar o manguito utilizado para medir a pressão arterial até que não seja possível identificar o pulso delimitado pela palpação da artéria radial ou braquial. “Se conseguirmos identificar pulso neste local, o paciente é considerado Osler-positivo e pode estar ocorrendo uma falsa estimativa da pressão, com valores superiores aos reais (pseudo-hipertensão)”.

Cuidados para quem é diagnosticado com pseudo-hipertensão

Ao se confirmar o diagnóstico de pseudo-hipertensão, deve-se evitar o uso de medicamentos hipotensores, pois a queda de pressão sem necessidade no idoso pode ocasionar danos à saúde. “Neste caso, é importante que haja acompanhamento médico, recomendando, se necessário, modificações no estilo de vida, com orientação à redução de sal na dieta, evitar fumo, reduzir peso, corrigir taxas lipídicas e praticar atividades físicas”, recomenda o cardiologista.

Newsletter
Tags
idosos
pressão arterial
pseudo-hipertensão
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Pressão arterial ideal em idosos: Quais são os níveis ideais?

Por mais que durante muito tempo tenha se estabelecido que o nível da pressão arterial aceitável nos idosos pudesse ser maior do que nos adultos de faixas etárias inferiores, hoje os especialistas adotam outro discurso. Os níveis recomendados para a pressão arterial dos idosos deve ser equivalente aos associados a um adulto de 20, 30, 40 ou […]

Artigos
Como cuidar da pressão arterial no calor intenso?

O calor do verão pode ser uma faca de dois gumes para a pressão arterial. A elevação da temperatura acentua o número de desmaios, tonturas, vômito, desidratação, entre outras consequências. Segundo o cardiologista Dr. Hélio Castello, tudo isso se deve porque os dias mais quentes propiciam a hipotensão (queda de pressão) devido à dilatação dos […]

Artigos
O que são coágulos sanguíneos? Por que eles são perigosos?

Os coágulos sanguíneos são estruturas que se formam naturalmente no corpo como uma forma de bloquear feridas. Eles fazem parte do sistema de cicatrização do organismo, para impedir a perda de sangue quando surgem traumas e ferimentos com sangramento. No entanto, a formação dos coágulos nem sempre é positiva. Há casos que são perigosos e […]

Converse com um dos nossos atendentes