O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença reumática de origem autoimune, os sintomas podem surgir em diversos órgãos ou sistemas. Sua manifestação pode ocorrer de forma lenta e progressiva ou rápida. Acomete principalmente as mulheres e sua manifestação alterna entre atividade da doença e remissão.
Tipos
São reconhecidos 2 tipos de Lúpus mais comuns:
Lúpus Eritematoso Cutâneo – apresenta manchas eritematosas (avermelhadas) principalmente nas áreas expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e braços);
Lúpus Eritematoso Sistêmico – além de afetar a pele, um ou mais órgãos internos podem ser acometidos, também as articulações e membranas (pericárdio e pleura).
Causas
Os lúpus é uma doença do sistema imunológico (autoimune) e não existem causas bem definidas que provocam seu desenvolvimento, porem fatores genéticos, hormonais e ambientais podem contribuir para o seu aparecimento.
A principal causa para o seu desenvolvimento é a desordem na produção de anticorpos que reagem contra o próprio organismo e causam inflamação em diversos órgãos como na pele, mucosas, pleura e pulmões, articulações, rins etc.).
Tratamentos
O tratamento varia de acordo com as manifestações apresentadas, sendo prescrito individualmente. Geralmente inclui corticoides e medicamentos imunossupressores para regular as alterações imunológicas do paciente.
Além do tratamento com remédios, é importante ter cuidado especiais com a saúde incluindo atenção com a alimentação, repouso adequado, evitar condições que provoquem estresse e atenção rigorosa com medidas com higiene e limpeza devido ao risco de infecções.
Referencias:
- LðPUS Eritematoso Sistêmico (LES) [internet]. [Acesso em: 04 jan. 2018]. Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/lupus-eritematoso-sistemico-les/
- Neder PRB et al. ADESÃO AO TRATAMENTO DO LÚPUS: EFEITOS DE TRÊS CONDIÇÕES DE INTERVENÇÃO [internet]. [Acesso em: 04 jan. 2018]. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/362/36250481017.pdf
- Ribeirocosti L et al. Mortalidade por lúpus eritematoso sistêmico no Brasil: avaliação das causas de acordo com o banco de dados de saúde do governo [internet]. [Acesso em: 04 jan. 2018]. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0482500417308410