search
    Título

    O que é cistite? Urologista explica inflamação!

    Infecção urinária

    Por

    Sentir dor ou ardência ao urinar é um dos principais sintomas da cistite. “A cistite é uma infecção urinária causada geralmente por bactérias que prejudicam primariamente a bexiga. O problema afeta especialmente as mulheres em idade fértil e com vida sexual ativa”, explica o urologista Bruno Cezarino.

    Cistite é mais comum entre as mulheres


    De acordo com os estudos mais atualizados, a prevalência da infecção nas mulheres é resultado das diferenças anatômicas entre elas e os homens. Neles, o caminho maior a ser percorrido pelas bactérias e a distância maior entre o orifício por onde sai a urina e o ânus, região em que há concentração desses micro-organismos, dificultam a ocorrência de cistite.

    Existem ainda outros sintomas causados pela infecção. Além da bexiga, a dor pode se estender para a região abaixo do umbigo. A cistite provoca ainda uma vontade constante de ir ao banheiro, mas apenas uma pequena quantidade de urina é eliminada. Em alguns casos, é possível detectar forte odor na urina.

    Tratamento da cistite inclui beber muita água e utilizar antibióticos


    Segundo Cezarino, o tratamento da cistite deve começar com a coleta da urina para detectar o agente causador da infecção. Se forem as bactérias, o tratamento deve incluir o uso de antibióticos receitados por um médico. Beber bastante água e ir ao banheiro com frequência também são medidas essenciais.

    É importante iniciar o tratamento rapidamente e levá-lo até o fim para evitar que a infecção avance e cause complicações ao organismo. “As complicações principais da cistite incluem a progressão para os rins e a corrente sanguínea, o que ocasiona febre e, eventualmente, leva à necessidade de internação”, afirma o especialista.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes